Tema 777 – Responsabilidade civil do Estado em decorrência de danos causados a terceiros por tabeliães e oficiais de registro no exercício de suas funções. O Estado responde, objetivamente, pelos atos dos tabeliães e registradores oficiais que, no exercício de suas funções, causem dano a terceiros, assentado o dever de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa, sob pena de improbidade administrativa. |
A novidade desse importante julgado do Supremo não está na confirmação da responsabilidade objetiva do Estado pelos danos causados a terceiros no funcionamento das serventias extrajudiciais, mas, sim, na modificação do entendimento de que essa responsabilidade estatal é subsidiária, tendo sido estabelecido que “O Estado possui responsabilidade civil DIRETA E PRIMÁRIA pelos danos que tabeliães e oficiais de registro, no exercício de serviço público por delegação, causem a terceiros”.
Digna de nota também é a posição do Pretório Excelso no sentido de que, em caso de dolo ou culpa do responsável imediato pelo dano, o Estado DEVE promover ação de regresso, de modo a ressarcir os cofres públicos, sob pena de improbidade administrativa.
Por fim e por cautela, destaque-se que a responsabilidade (direta e primária) estatal pelos danos no exercício das serventias extrajudiciais é do Estado-membro, eis que, conforme prescreve o art. 236 da Constituição Federal, os atos notariais e de registro dos agentes das serventias extrajudiciais são fiscalizados pelo Poder Judiciário Estadual.
Sugestões de leitura:
Olá megeanos(as)! Neste post de hoje trabalhares questões com gabarito comentado de Processo Civil para…
Olá megeanos(as)! Apresentamos este material para facilitar o estudo pro ENAM com o teor das…
Olá megeanos(as)! Vamos realizar questões de humanística, o tópico de hoje é quase certo em…
Olá megeanos(as)! Foi publicado o tão esperado edital do concurso para Promotor de Justiça do…
Olá megeanos(as)! Hoje abordaremos questões Direito Constitucional focadas para o ENAM, abordando um dos temas…
Olá megeanos(as)! A prova objetiva do TJSC foi aplicada dia 27/04/2025. Assim que tivemos acesso…
This website uses cookies.
View Comments