10 filmes incríveis que vão te motivar nos estudos para Concursos Públicos

Olá megeanos(as)!

Separamos 10 filmes inspiradores que podem motivá-lo(a) durante sua jornada de estudos para concursos públicos. Em um mundo frequentemente marcado por desafios, adversidades e a constante busca pelo sentido da vida, as histórias de superação, resiliência e triunfo humano servem como faróis de esperança e inspiração.

O cinema, com seu poder único de contar histórias, tem sido uma fonte inesgotável dessas narrativas que exploram temas de superação pessoal, determinação inabalável e a capacidade de enfrentar desafios insuperáveis que não apenas nos entretêm, mas também nos ensinam valiosas lições de vida.

Essas histórias nos lembram de nossa própria capacidade de superar obstáculos, independentemente de quão intransponíveis eles possam parecer. Desde a luta contra injustiças sociais e a superação de limitações físicas até a realização de potencial não reconhecido e a busca por justiça, os filmes selecionados para este blogpost oferecem uma rica tapeçaria de experiências humanas que ecoam profundamente em nossos corações e mentes. 

Aqui estão 10 obras primas que vão te dar aquele UP durante sua jornada de estudos para concursos públicos e até escorrer uma lágrima. Cada um desses filmes oferece uma história única sobre superação, perseverança e a busca por excelência, que são qualidades valiosas na preparação para concursos.

Vamos lá!?

 

  • À Procura da Felicidade (2006)

a procura da felicidade - filmes inspiradores

Baseado em uma história real, o filme conta a jornada de Chris Gardner, que luta contra a pobreza e enfrenta desafios incríveis enquanto cuida de seu filho. Este filme mostra que, mesmo quando tudo parece estar contra você, a perseverança e a crença em suas próprias capacidades são fundamentais.

Chris Gardner enfrenta desemprego, sem-teto e a responsabilidade de criar seu filho sozinho, mas nunca deixa de lutar por um futuro melhor. Sua jornada ressalta a importância da resiliência, da esperança e do trabalho duro. A capacidade de manter a positividade em tempos difíceis é uma mensagem poderosa para todos que enfrentam adversidades.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Apple TV e/ou Netflix

 

  • Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

sociedade dos poetas mortos - filmes inspiradores

Um professor de inglês não convencional, John Keating, inspira seus alunos a olharem a vida de uma perspectiva diferente, incentivando-os a perseguir suas paixões e questionar o status quo. Este clássico enfatiza a importância de pensar por si mesmo, desafiar o status quo e seguir seus sonhos, mesmo que isso signifique ir contra as expectativas dos outros.

O professor Keating, com seu lema “Carpe Diem”, ensina seus alunos a valorizar cada momento e buscar seu próprio caminho na vida. A mensagem é clara: viver uma vida autêntica e plena requer coragem para seguir sua verdadeira paixão e não apenas o que é esperado de você pela sociedade.

Onde assistir: Star +

 

  • O Discurso do Rei (2010)

o discurso do rei - filmes inspiradores

A história do Rei George VI, que, para superar sua gagueira, busca a ajuda de um terapeuta de fala não convencional. O filme se desenrola no período que antecede a Segunda Guerra Mundial. A superação de limitações pessoais através da coragem e do trabalho duro.

Este filme é um testemunho da força do espírito humano e da capacidade de superar limitações pessoais com determinação e o apoio certo. O Rei, apesar de sua gagueira e do iminente desafio de liderar seu país durante a guerra, mostra que é possível enfrentar e vencer os próprios medos. A lição aqui é a importância de enfrentar seus desafios de frente, trabalhar arduamente para superá-los e a diferença que um mentor ou um amigo de confiança pode fazer em nossa jornada para o autoaperfeiçoamento.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Apple TV e/ou MAX (antiga Hbo Max)

 

  • Coach Carter: Treino para a Vida (2005)

Coach Carter - filmes inspiradores

Baseado em uma história real, o filme segue o treinador Ken Carter, que impõe um regime estrito a sua equipe de basquete da escola para melhorar seu desempenho acadêmico. A disciplina e a excelência são fundamentais tanto nos esportes quanto na vida. Além disso, o compromisso com o sucesso não são apenas objetivos alcançáveis, mas também indispensáveis.

Coach Carter não apenas treina seus jogadores para vencer no basquete, mas também para vencer na vida, estabelecendo padrões elevados tanto na quadra quanto na sala de aula. O filme mostra que o verdadeiro sucesso vem do desenvolvimento de um caráter forte e da adoção de uma ética de trabalho rigorosa.

Onde assistir: Amazon Prime Video e/ou Apple TV

 

  • O Homem que Mudou o Jogo (2011)

o homem que mudou o jogo - filmes inspiradores

A história real de Billy Beane, gerente geral do Oakland A’s, que utiliza análise estatística para montar uma equipe competitiva com um orçamento limitado. Inovação e pensamento fora da caixa podem levar ao sucesso. Billy desafia a tradição e a convenção no beisebol, mostrando que a inovação e uma abordagem baseada em dados podem levar ao sucesso, mesmo com recursos limitados.

A lição é que, independentemente do campo em que você atua, pensar de forma diferente e abraçar novas ideias pode proporcionar uma vantagem competitiva significativa. O filme incentiva a quebrar paradigmas e a buscar soluções criativas para problemas antigos.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Netflix e/ou Apple TV

 

  • Histórias Cruzadas (2011)

historias cruzadas - filmes inspiradores

No Mississippi dos anos 60, uma jovem escritora decide contar a história das mulheres negras que trabalham para famílias brancas, enfrentando preconceitos raciais. A coragem de levantar a voz contra a injustiça pode provocar mudanças significativas. Levantar a voz contra a injustiça requer coragem, mas pode levar a mudanças significativas.

Este filme destaca o poder da empatia, da coragem e da determinação em enfrentar o racismo e o preconceito. Ao contar as histórias das empregadas domésticas negras, Skeeter demonstra que é possível desafiar sistemas opressivos e inspirar mudanças através da compaixão e da compreensão.

Onde assistir: Star +

 

  • A Teoria de Tudo (2014)

a teoria de tudo - filmes inspiradores

A biografia de Stephen Hawking, que, apesar de sua doença degenerativa, se torna um dos mais brilhantes físicos teóricos do mundo. O poder da mente e do espírito humano pode superar limitações físicas. A biografia do físico mostra que limitações físicas não são um impedimento para alcançar realizações extraordinárias.

O filme ressalta o valor da persistência, da paixão pela pesquisa e da importância de manter um espírito inquebrável diante de adversidades. Hawking transformou nossa compreensão do universo enquanto lutava contra uma doença debilitante, provando que o espírito humano pode transcender os limites do corpo.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Telecine, Star + e/ou Apple TV

 

  • Gênio Indomável (1997)

genio indomavel - filmes inspiradores

Um jovem gênio trabalhador da construção civil com um passado problemático é descoberto por um professor do MIT e um terapeuta. Enfrentar e superar os próprios demônios é essencial para realizar o próprio potencial. Explora a jornada emocional de autodescoberta e a importância de enfrentar traumas passados para realizar plenamente o próprio potencial. Will Hunting, um jovem com um talento extraordinário para a matemática, mas assombrado por seu passado difícil, aprende que abraçar a vulnerabilidade e buscar ajuda é fundamental para o crescimento pessoal.

Este filme nos ensina que a verdadeira genialidade não reside apenas em habilidades inatas, mas também na capacidade de superar desafios emocionais, enfatizando o valor da terapia e do suporte emocional na superação de obstáculos pessoais.

Onde assistir: Netflix

 

  • Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000)

Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento - filmes inspiradores

Baseado em uma história real, o filme retrata uma mulher que, sem uma formação formal em direito, constrói um caso contra a Pacific Gas and Electric Company da Califórnia por poluição da água. Determinação e um senso de justiça podem trazer mudanças significativas. A determinação implacável de Erin Brockovich em buscar justiça para as vítimas de poluição da água demonstra o impacto que uma pessoa pode ter na luta contra grandes corporações e na proteção do meio ambiente.

Sem formação jurídica formal, mas armada com tenacidade e um profundo senso de justiça, Brockovich é um exemplo inspirador de como a paixão e a perseverança podem levar a mudanças significativas. Sua história enfatiza que não devemos subestimar nosso poder de provocar mudanças, independentemente de nossa posição ou formação.

Onde assistir: Apple TV, Amazon Prime Video e/ou Netflix

 

  • Invictus (2009)

invictus - filmes inspiradores

Após o fim do apartheid, Nelson Mandela une forças com o capitão da equipe de rugby da África do Sul para unir o país. Liderança e visão podem inspirar mudanças e unir as pessoas em torno de um objetivo comum. mostra como a liderança visionária e a capacidade de inspirar unidade em torno de um objetivo comum podem ter um impacto transformador em uma nação.

Nelson Mandela, usando o rugby como ferramenta para unificar a África do Sul pós-apartheid, exemplifica como o esporte e a liderança podem ser usados para curar divisões históricas e construir uma identidade nacional coesa. Este filme destaca a importância da empatia, do perdão e da inclusão na superação de preconceitos e na promoção da paz, ensinando-nos que a verdadeira grandeza vem de nossa capacidade de unir as pessoas em torno de valores compartilhados.

Onde assistir: MAX (antiga Hbo Max), Amazon Prime Video e/ou Apple TV.

 


Os filmes destacados não são meramente entretenimento, mas sim veículos de profunda sabedoria e inspiração, refletindo a gama de experiências humanas e a incansável busca por significado, justiça e realização. Cada narrativa, com suas peculiaridades e contextos únicos, reitera a indomável força do espírito humano e a nossa capacidade inata de enfrentar adversidades.

Essas histórias de determinação, coragem e resiliência servem como lembretes poderosos de que, independentemente dos desafios que enfrentamos, possuímos dentro de nós a força necessária para superá-los. Além disso, elas nos incentivam a olhar para além de nossas próprias experiências, cultivando empatia, compreensão e um desejo ardente de contribuir para um mundo melhor.

Em última análise, esses filmes transcendem a tela, inspirando-nos a escrever nossas próprias histórias de superação, a perseguir nossos sonhos com paixão e determinação, como sua caminhada no concurso que tanto almeja.

 

Turmas abertas curso mege

 

 

youtube curso mege

instagram curso mege

telegram curso mege

3 comentários em “10 filmes incríveis que vão te motivar nos estudos para Concursos Públicos”

Deixe um comentário