Olá megeanos(as)!
2023 nos reserva muitos concursos públicos, como por exemplo o TJDFT que será realizado no próximo domingo (05/02), como o TJSP que está se aproximando. Visando auxiliar vocês, vamos abordar 5 dicas valiosas para quem deseja prestar concurso público em 2023, independentemente da carreira desejada. Seguem algumas dicas básicas, porém valiosas para quem deseja iniciar os estudos neste ano.
1. Rotina de estudo
A rotina de estudo é primordial na aprovação, não utilizar um plano de estudo sólido e uma rotina estabelecida, fará com quem você tenha mais chances de perder o foco e ficar sem tempo para cobrir todos os tópicos necessários para o concurso desejado, criando inconsistências no seu plano de estudo. Portanto, crie uma rotina diária de estudos, estabelecendo um horário fixo e defina objetivos claros, com metas realistas e específicas para seu estudo, sem esquecer de monitorar seu progresso regularmente.
2. Saúde é essencial
Aqui está um grande vilão de muitos concurseiros, o estudo para concurso vai ser árduo, mas não pode comprometer a sua saúde, lembre-se que falta de sono, má alimentação e estresse excessivo podem afetar negativamente seu desempenho, principalmente a médio/longo prazo.
O corpo humano é um grande maquina e tem que ser cuidada, não é só a mente que trabalhará muito nos estudos, seu corpo também será exigido e dores pelo período de estudo podem te distrair, portanto, não esqueça de alongar antes dos estudos, para evitar qualquer tensão na lombar, nuca ou braços. Além disso, é recomendável a realização de atividades físicas frequentes, pois elas ajudam na sensação de prazer, bem-estar, melhora do humor, oxigenação do cérebro, melhora da circulação sanguínea, melhor qualidade de sono etc.
3. Aplicativo para fixação de estudo
Já falamos sobre alguns aplicativos que te ajudarão a organizar os estudos, caso tenha interesse, basta clicar neste link: 6 Ferramentas que te ajudarão a organizar seu estudo para concurso público. Agora falaremos sobre outro aplicativo de estudo que te ajudará a fixar conceitos e fazer revisões, o aplicativo é o QUIZLET, trata-se de um aplicativo criado por quem acredita que é possível aprender qualquer coisa, basta que faça do jeito certo. Através de um sistema de aprendizado por meio de flashcards, crie seus próprios questionários e resumos em um lado de um pedaço de papel digital e do outro a resposta.
4. Participe de grupos online
Estudar em grupo pode te ajudar bastante, fazendo parte de uma comunidade, você se sente mais a vontade em tirar e responder dúvidas, uma dica valiosa seria juntar-se a grupos no Facebook, inclusive o Curso Mege possui um grupo há 9 anos (foi o início do nosso curso) e conta conta com mais de 70 mil membros, caso queira participar, basta clicar no botão abaixo:
Nesse ambiente há trocas de ideias, entendimentos recentes e muita discussão saúdavel sobre temas e concursos. No grupo é proibido qualquer discussão com fundo político, focando tão somente em conteúdo.
5. Treinar é preciso
A melhor forma de saber se você está seguindo bem nos estudos seria por meio de simulados. Agende simulados em seu plano de estudos, se o resultado nos primeiros não for o ideal, não desanime, importante é corrigir seus erros, inclusive indicamos nosso simulados que possuem gabarito comentado. Aqui costumamos oferecer aos nossos alunos a oportunidade de treinar, com total realismo, no nível de dificuldade que tem sido adotado nas últimas provas realizadas pelas bancas examinadoras. Veja nossos simulados clicando aqui.
Os simulados no Mege além de possuir gabarito comentado, podem ser feitos tanto online quando impresso. Ao iniciar o simulado você terá a opção de segui-lo online ou imprimi-lo. Vale lembrar que os simulados contam com a duração prevista no respectivo concurso, por exemplo, nossos simulados do TJSP possuem 4h e 30 min de duração, como previsto no concurso. Ao final de todo simulado, o inscrito terá acesso a um material completo com todas as questões comentadas, além de contar com as estatísticas individuais por matéria e estatísticas gerais de seu desempenho em relação aos outros inscritos no desempenho geral e, até mesmo, na análise de cada questão respondida.
Você também gostará de ler:
- TJSP: Qual a diferença entre cláusula geral e conceito jurídico indeterminado?
- TJSP: Súmulas separadas por disciplina
- TJSP: admite-se, de forma concomitante, acréscimo do concurso formal e da continuidade delitiva?
- TJSP: lista das principais leis por matérias para o concurso
- Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor
- PCSP: prepare-se para prova oral de Delegado de SP
- Breves alterações legislativas de novembro de 2022
- Súmulas do STF sobre controle de constitucionalidade
- Telessaúde: alteração da lei do SUS pela Lei 14510/2022
- PRINCIPAIS TESES DE REPERCUSSÃO GERAL DO ANO DE 2022
- Clube da Magistratura 2023: baixe o material demonstrativo do circuito legislativo
- MPSC: edital publicado para promotor. Remuneração inicial de R$ 28 mil
- Lei 14532 tipifica crime de injúria racial a racismo. Entenda sobre!
- TJDFT: Prepare-se com nossos editais verticalizados
- TJPR 2023: Regulamento do concurso publicado!
- TJMS 2023: edital publicado! Remuneração inicial de R$ 27 mil.
- Recuperação Judicial. Entenda o porquê e quando pedi-la.
- TJSP 190: edital do concurso para magistratura publicado!
- Delegado de Polícia 2023: chegou a hora de gabaritar criminologia! Conceito e os métodos criminológicos #1
- Delegado de Polícia 2023: chegou a hora de gabaritar criminologia! Objetos da criminologia #2
- Delegado de Polícia 2023: chegou a hora de gabaritar criminologia! Classificações da criminologia #3
- AGU: material demonstrativo de Direito Internacional Público
- Ação Civil Pública: entenda sobre os principais pedidos em ACP
- TJSP 190: julgados selecionados do TSE do ano de 2022. Estude os Informativos 1 a 9.
- TJSP 190: julgados selecionados do STF de 2022 sobre Direito Administrativo
- TJSP 190: julgados selecionados do STF de 2022 sobre Direito Ambiental
- TJSP 190: julgados selecionados do STF de 2022 sobre Direito do Trabalho
6 comentários em “5 dicas valiosas para quem vai iniciar os estudos para concursos públicos em 2023”