Quem somos!

Olá megeanos(as)!

Toda essa história começou com Arnaldo Bruno Oliveira, em Julho de 2013, através da criação de uma página voltada para o estudo coletivo e debate sobre temas jurídicos centralizados na magistratura estadual, com o intuito de reunir candidatos, que já avançavam para as fases finais de concursos daquela carreira, para uma maior transparência nas informações relativas aos certames e troca de feedback de conteúdo. Naquela ocasião visava-se fomentar uma colaboração permanente na troca e difusão de temas jurídicos em busca de uma democratização de informações, antes tidas como privilegiadas e, até mesmo, raras na internet (questões de provas orais, gabaritos de segunda fase, pesquisa de bancas, estudo de jurisprudência etc).

Criava-se ali a semente de um modelo de experiência multilateral que passou a popularizar conceitos técnicos pouco usuais na graduação jurídica e a sanar dúvidas dos milhares de novos membros em respostas instantâneas com a sigla MEGE.

 

COMO TUDO COMEÇOU

De início, a sigla Mege representava um grupo de estudo alocado no facebook voltado para a preparação de candidatos que prestavam concursos para a magistratura estadual – intitulado “Magistratura Estadual (Grupo de Estudo)”. A página, em curto tempo, tornou-se a maior do país no segmento com, atualmente, 45.000 membros (até 01/09/2016). Diante do crescimento numérico, o público também recebeu a oportunidade de focar seu estudo em outras carreiras com páginas próprias ramificadas para: Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Advocacias Públicas e Humanística.

O Mege, dentro do espírito solidário e participativo, passou a ser uma fonte diária de estudo, visitada não mais apenas de candidatos, mas por grandes nomes do meio jurídico. Com o tempo surgiram os primeiros depoimentos de aprovações dedicados para o espaço, o que se tornou uma rotina a cada novo resultado em grandes concursos, em especial, para as carreiras estaduais – sem que isso encerrasse o ciclo de interatividade das novas autoridades saídas da página. O grupo buscou manter ao longo do tempo um debate jurídico no devido nível exigido nos grandes certames e fomentou a cultura de um modelo inspirado na “corrente do bem” e na importância de passar adiante o conhecimento.

Os membros da página, ao se ambientarem, passaram a adicionar outros amigos com o perfil designado, o que gerou uma fusão qualificada de experiências entre Concurseiros, Advogados, Autores de obras jurídicas, Professores, Delegados, Defensores Públicos, Promotores de Justiça, Procuradores Estaduais, Juízes de Direito etc. Naquele espaço incentivou-se que todos compartilhassem materiais autorais de estudo, questões atualizadas, dicas, consultas bibliográficas, notícias de novos concursos, reflexões jurisprudenciais, artigos científicos, alertas sobre as novidades legislativas, debates teóricos e até mesmo um recanto de apoio emocional e social necessário.

O Grupo, em pouco tempo, já conquistava um forte vínculo na rotina de seus membros – que tiveram o seu perfil ampliado. A repercussão da página começou a atrair grandes juristas e autores renomados do cenário nacional (Luiz Flávio Gomes, Eugênio Pacelli, Aury Lopes Jr., Alice Bianchini, Willian Douglas, Luiz R. Wambier, Marcelo Novelino, entre outros). De uma forma, naturalmente desenvolvida, autoridades e estudantes passaram a trocar conhecimento de maneira direta e efetiva.

O concurseiro, a razão maior de tudo, passou a ser um dos protagonistas na produção de conteúdo jurídico – em especial, do conteúdo jurídico para o seu próprio universo. No esteio da troca de informações, inúmeros foram os relatos de pessoas que criaram perfis em rede social apenas para interagir no espaço.

Ao todo, os grupos de cada uma das carreiras específicas passaram a somar mais de 90.000 pessoas (até 10/09/2016). Durante toda essa história, inúmeros foram os livros presenteados, assim como diversas as atividades coletivas desenvolvidas (entre questões objetivas, discursivas, resumos, videoaulas, simulados, revisões em véspera de provas etc).

No entanto, permanecia uma limitação em ferramentas para otimização e organização daquilo que era produzido. Nesse cenário de ebulição de conhecimento passou-se, diariamente, a surgirem sugestões para o avanço da experiência, o que culminou na elaboração de um novo projeto: um portal completo que atendesse aos maiores anseios observados e relatados pelos membros do Mege e que tivesse uma identidade de complementação ao que já havia sido desenvolvido com sucesso. Uma síntese qualitativa da experiência já realizada, agora associada a novas ferramentas e possibilidades.

A ideia de fazer a diferença no meio jurídico permaneceu viva a todo momento em um trabalho apoiado por uma massa espalhada por todos os cantos do país, que logo reconheceu o valor do que era desenvolvido e, somente na fase de prévio cadastramento, registrou milhares de novos perfis nesta página. Eis a razão pela qual este site foi pensado e concretizado.

Em um segundo momento, o Mege passou a contar com uma proposta de ensino personalizado, uma solução para uma nova ideia em estudo jurídico de alto rendimento (efetivamente, personalizado), em complemento ao modelo colaborativo. Para isso, foi montada uma equipe, em boa parte de pessoas saídas dos próprios grupos de estudos do Mege, associadas a outros nomes com qualificação em ensino jurídico, em busca de um novo modelo de ensino.

O que culminou na criação do Curso Mege, tendo a primeira turma da iniciativa sido preparada para a prova oral do Ministério Público do Estado do Pará, onde o agora, Curso Mege, conseguiu de imediato ajudar seus alunos a conseguirem as maiores notas da prova oral do concurso e da prova de tribuna (10,0), selando esse belo início de história com 100% de aprovação no certame (28 aprovados).

 

METODOLOGIA

O Curso Mege adota um modelo completamente inovador de ensino jurídico, em que procura individualizar sua atuação para cada candidato, com atuações em fases e concursos específicos – com a mentalidade de personalizar o estudo através de treinamentos, suporte, envio de materiais inéditos, videoconferências para aulas expositivas coletivas, videoconferências individuais (professor e aluno) para correções de atividades, planejamento de estudo e desempenho de atividades voltadas para a realidade de cada desafio. Um modelo completamente inovador e que já é recordista de aprovações por onde atua.

A Equipe é formada por Professores com experiência em preparatórios para carreiras jurídicas; Ex-examinadores de concursos para Magistratura, Ministério Público e Defensoria Pública; Juízes de Direito; Promotores de Justiça; Defensores Públicos; Autores de obras jurídicas; Doutores; Mestres; Especialistas; Pesquisadores; em uma verdadeira fusão de experiências e conhecimentos em prol da especialização de ensino (notadamente, ao fortalecimento do conteúdo jurídico).

As turmas apresentam metodologias próprias adaptadas para a realidade de cada concurso, em cada fase. Cada proposta especificada para aquilo que a Equipe Mege considera como o mais apropriado para cada realidade, sejam retas finais, 2ª fases, fase oral e tribuna. Vale ressaltar que agora também temos produtos de assessoria em recursos.