MPSC: Questões passíveis de Recurso (De acordo com o gabarito preliminar da prova objetiva)

Olá megeanos(as)!

A prova objetiva do MPSC foi aplicada dia 17/03/2024. Assim que tivemos acesso ao gabarito preliminar iniciamos a tradicional prova comentada do Mege – nós também ficamos ansiosos, como vocês, e corremos para entregar tudo dentro do prazo recursal. No entanto, neste primeiro momento, em respeito ao prazo recursal, focamos em entregar primeiramente o resumo das questões que entendemos como passíveis de anulação/modificação de gabarito.

A nossa intenção neste material é auxiliar nossos alunos e seguidores na análise da elaboração de seus recursos, além de possibilitar, em formato conclusivo, a revisão de temas cobrados no certame e verificação de maiores chances de avanço para 2ª fase. Na verdade, esse estudo já virou uma tradição obrigatória para todo concurseiro.

O arquivo aqui apresentado trata de versão preliminar elaborada com as finalidades informadas e concluído por nosso time específico de 1ª fase de Ministério Público, sem maiores pretensões de aprofundamento ou trabalho editorial neste momento, que é de puro apoio (e não foca na detectação de questões antecipadas em nossas várias formas de atuação – pois o tempo é curto para tal fim e só, no Clube do MP, o Mege revisa um edital completo em 1 ano de estudo, ou seja, a produção é realmente vasta).

Conforme o Edital:

5.14.4 Para concorrer à classificação, o candidato deverá obter em cada fase, matutina e vespertina, a pontuação mínima de 80 (oitenta) pontos.

5.14.5 A nota do processo seletivo preambular objetivo será obtida atribuindo-se à média aritmética dos pontos alcançados em cada fase, matutina e vespertina, nota de 0 (zero) a 10 (dez), observado o disposto no item 9.3, proporcional ao número de pontos, e considerando que a pontuação varia de 100 (cem) pontos negativos a 200 (duzentos) pontos positivos.

5.14.6 Para o cálculo da nota do processo seletivo preambular objetivo (NFPO), nos termos do item 5.14.5 de Edital, será aplicada a seguinte fórmula:

em que:

a) ‘média pontos’ corresponde à média aritmética simples da pontuação obtida em cada fase, matutina e vespertina, conforme resultado do cálculo efetuado; b) ‘p.min’ corresponde à pontuação mínima possível para a prova, e c) ‘p.máx’ corresponde à pontuação máxima possível para a prova.

O corte, neste momento, segue estimado em 7,3 acertos para ampla concorrência.

Candidatos à ampla concorrênciaCandidatos às vagas reservadas às pessoas com deficiênciaCandidatos às vagas reservadas aos candidatos negros
180ª12ª48ª

5.14.8 Os candidatos empatados no último grau de classificação, desde que tenham alcançado a pontuação mínima em cada uma das fases do processo seletivo preambular objetivo, serão admitidos à etapa seguinte, ainda que ultrapassados os limites estabelecidos no subitem 5.14.7 deste Edital.

5.14.9 Não sendo preenchidos os percentuais mínimos destinados aos beneficiários de vagas reservadas, serão convocados candidatos da ampla concorrência, até alcançar o limite total previsto no item 5.14.7 deste Edital, observado o disposto no subitem 5.14.8 deste Edital.

5.14.10 Os candidatos aprovados, de acordo com os critérios previstos nos subitens 5.14.7 e 5.14.8 deste Edital, serão classificados por ordem decrescente de nota, em 3 (três) listas de classificação, conforme descrito a seguir:

a)lista de classificação geral, incluindo os candidatos com deficiência e os negros;

b) lista de classificação especial, para candidatos com deficiência; e

c) lista de classificação especial, para candidatos negros.

 

BAIXE O MATERIAL GRATUITAMENTE CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO:

QUESTÕES PASSÍVEIS DE RECURSO (MPSC)

 

Os nossos professores entendem que 9 (nove) questões, em especial, estão envolvidas em maiores polêmicas a serem apreciadas e com chances de reversão (11, 60, 77, 81, 82, 88, 107, 154, 198). Portanto, podem ter suas situações alteradas na fase recursal, o que deixa em aberto a nota de corte para outras possibilidades.

É claro que podem ter mais questões que venham a ser anuladas ou alteradas com o gabarito oficial (mas, como a prova foi bem elaborada, não entendemos que a surpresa seja maior que 1 ou 2 a mais que a nossa previsão). De todo modo, levamos esse pensamento de probabilidade no mapa mental dos caminhos indicados, que apresentamos nas páginas seguintes.

Como perceberam, o estudo em sprint final sempre é revertido em pontos decisivos. As turmas de reta final são um sucesso desde nossa primeira edição. O trabalho de pesquisa faz a diferença! É valide ainda destacar o papel estratégico da mega revisão, onde os professores foram precisos em muitos analisados.

É importante mencionar que o Clube do MP, a nossa turma mais completa para carreira, é extremamente decisiva em qualquer prova (especialmente por tratar de um edital completo ao longo de 1 ano – e aqui falamos, sem qualquer receio, em todas as fases). Não fizemos maiores apontamentos sobre sua produção neste material por conta do curto tempo de comparativo temático entre a sua produção e as questões de prova (ainda dentro do prazo recursal – objetivo maior).

Com a atualização constante de nossos materiais, as questões do MPRJ já entrarão em rota de menção em nossos próximos materiais.

As inscrições seguem abertas para o Clube do MP 2024!

 

BAIXE O MATERIAL GRATUITAMENTE CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO:

QUESTÕES PASSÍVEIS DE RECURSO (MPSC)

 

 

Turmas abertas curso mege

 

 

youtube curso mege

instagram curso mege

telegram curso mege

4 comentários em “MPSC: Questões passíveis de Recurso (De acordo com o gabarito preliminar da prova objetiva)”

Deixe um comentário