MPRJ: Questões passíveis de alteração (De acordo com o gabarito preliminar da prova objetiva)

Olá megeanos(as)!

A prova objetiva do MPRJ foi aplicada dia 10/03/2024. Assim que tivemos acesso ao gabarito preliminar iniciamos a tradicional prova comentada do Mege – nós também ficamos ansiosos, como vocês, e corremos para entregar tudo dentro do prazo recursal. No entanto, neste primeiro momento, em respeito ao prazo recursal, focamos em entregar primeiramente o resumo das questões que entendemos como passíveis de anulação/modificação de gabarito.

A nossa intenção neste material é auxiliar nossos alunos e seguidores na análise da elaboração de seus recursos, além de possibilitar, em formato conclusivo, a revisão de temas cobrados no certame e verificação de maiores chances de avanço para 2ª fase. Na verdade, esse estudo já virou uma tradição obrigatória para todo concurseiro.

O arquivo aqui apresentado trata de versão preliminar elaborada com as finalidades informadas e concluído por nosso time específico de 1ª fase de Ministério Público, sem maiores pretensões de aprofundamento ou trabalho editorial neste momento, que é de puro apoio (e não foca na detectação de questões antecipadas em nossas várias formas de atuação – pois o tempo é curto para tal fim e só, no Clube do MP, o Mege revisa um edital completo em 1 ano de estudo, ou seja, a produção é realmente vasta).

O corte, neste momento, segue estimado em 69 acertos para ampla concorrência. Os(as) candidatos(as) que concorrem às vagas destinadas ao sistema de cotas, precisam acertar 60 pontos.

Os nossos professores entendem que 6 (cinco) questões, em especial, estão envolvidas em maiores polêmicas a serem apreciadas e com chances de reversão (05, 06, 11, 22, 26 e 81). Portanto, podem ter suas situações alteradas na fase recursal, o que deixa em aberto a nota de corte para outras possibilidades.

É claro que podem ter mais questões que venham a ser anuladas ou alteradas com o gabarito oficial (mas, como a prova foi bem elaborada, não entendemos que a surpresa seja maior que 1 ou 2 a mais que a nossa previsão). De todo modo, levamos esse pensamento de probabilidade no mapa mental dos caminhos indicados, que apresentamos nas páginas seguintes.

Diante disso, em nosso sentimento, ainda é possível sonhar com a aprovação na ampla concorrência com a nota 66/67 (tendo como parâmetro o corte atual e uma margem de erro razoável sobre a quantidade de anulações).

A sua maior ou menor probabilidade dependerá do aproveitamento das questões mais polêmicas. Trata-se de mera opinião de parâmetro circunstancial de tudo que temos de informação neste momento.

Em cotas, deve-se analisar o desempenho nas questões que apontamos com maior probabilidade de mudança, portanto, notas como 55/56 passam a ter chances.

 

BAIXE O MATERIAL CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO:

QUESTÕES PASSÍVEIS DE ALTERAÇÃO (MPRJ)

 

Como perceberam, o estudo em sprint final sempre é revertido em pontos decisivos. As turmas de reta final são um sucesso desde nossa primeira edição. O trabalho de pesquisa faz a diferença! É valide ainda destacar o papel estratégico da mega revisão, onde os professores foram precisos em muitos analisados.

É importante mencionar que o Clube do MP, a nossa turma mais completa para carreira, é extremamente decisiva em qualquer prova (especialmente por tratar de um edital completo ao longo de 1 ano – e aqui falamos, sem qualquer receio, em todas as fases). Não fizemos maiores apontamentos sobre sua produção neste material por conta do curto tempo de comparativo temático entre a sua produção e as questões de prova (ainda dentro do prazo recursal – objetivo maior).

Com a atualização constante de nossos materiais, as questões do MPRJ já entrarão em rota de menção em nossos próximos materiais.

 

As inscrições seguem abertas para o Clube do MP 2024!

 

 

CAMINHOS POSSÍVEIS APÓS A PROVA OBJETIVA DO MPRJ

Em nossa análise, sobre caminhos pós-prova no MPRJ, entendemos que esse direcionamento esquematizado pode orientar da melhor forma.

Sobre a nota de corte de ampla concorrência (estimada em 69 pontos), diante das polêmicas apontadas como possíveis anulações, estimamos que até 66/67 pontos seria possível imaginar uma chance de 2ª fase (com bom aproveitamento de anuladas). Uma vez que 1 ou 2 questões ainda podem ter situações modificadas pela banca (não acreditamos em mais que isso).

Em cotas, 55/56 seria esse limite indicado. Na próxima sequência, preparamos um quadro esquematizado com indicações de caminhos.

Como oportunidades de estudo para outros concursos com foco em provas objetivas, temos turmas com inscrições abertas para MPMG 2024, MPSP 96, MPRO.

Abaixo segue link do site do Mege com todas as opções de turmas.

Turmas abertas curso mege

 

 

A SEGUNDA FASE É LOGO ALI!

Por fim, vale ressaltar que já estamos com inscrições abertas para as turmas de 2ª fase voltadas MPRJ (onde contaremos com 2 opções: com e sem correções de provas personalizadas) focada em uma preparação completa para este desafio.

Em nossas atuações vencedoras nas últimas edições de 2ª fase do MPRJ (onde nossos alunos dominaram as primeiras colocações), seguimos exatamente a mesma estratégia que adotaremos no atual concurso (foco total na prova de cada grupo). Vale lembrar que o estudo de 2ª fase para o MPRJ possui peculiaridades a serem observadas.

As inscrições já estão abertas em nosso site e você ainda poderá utilizar o os cupons indicados (caso seja ex-aluno) para garantir sua vaga com 10% de desconto no carrinho de compra!

Os links para inscrição nas turmas de 2ª fase seguem conforme abaixo (em promoção de lançamento):

 

MPRJ (2ª fase – TURMA 1: COM CORREÇÕES PERSONALIZADAS)

CUPONS DE DESCONTO PARA EX-ALUNOS:

MPRJ10 (10% desconto)

 

 

MPRJ (2ª fase – TURMA 2: SEM CORREÇÕES PERSONALIZADAS)

CUPONS DE DESCONTO PARA EX-ALUNOS:

MPRJ10 (10% desconto)

 

Nas últimas 3 edições do MPRJ, nossos alunos somam 51 aprovações. Em 2024, vamos juntos em busca de novos sonhos realizados!

 

BAIXE O MATERIAL CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO:

QUESTÕES PASSÍVEIS DE ALTERAÇÃO (MPRJ)

 

Sugestões de leitura: