ENAM 2024.2: Prova comentada pela Equipe Mege. Conforme gabarito preliminar oficial.

Olá megeanos(as)!

A prova tão aguardada prova do ENAM 2024.2 foi aplicada dia 20/10/2024. Em linhas gerais, entendemos que esta prova apresentou um nível de dificuldade maior que as duas primeiras aplicações do ENAM. O que deixará um suspense sobre o número de aprovados nesta edição. A nossa equipe segue em apoio ainda dentro do prazo recursal para uma revisão geral de todos os temas e um alerta sobre 4 (quatro) questões possíveis de recursos.

A nossa intenção neste material é auxiliar nossos alunos e seguidores na análise da elaboração de seus recursos, além de possibilitar, em formato conclusivo, a revisão de temas cobrados em um estudo direcionado para suas próximas provas. O estudo de nossa prova comentada é uma tradição obrigatória para todo concurseiro de magistratura.

O arquivo apresentado trata de versão preliminar elaborada com as finalidades informadas e concluído por nosso time específico de magistratura, sem maiores pretensões de aprofundamento ou trabalho editorial neste momento, que é de puro apoio. A equipe Mege, no curto tempo disponível entre a divulgação do gabarito preliminar e a apresentado deste material, constatou uma informação MUITO valiosa para nossos alunos (destrinchada questão a questão até para facilitar a localização de cada correspondência informada): todas as questões da prova poderiam ser devidamente respondidas com o conteúdo do Clube da Magistratura!

Os feedbacks de vocês enchem nosso coração de alegria! Nós seguimos ansiosos pela lista de aprovações para parabenizá-los um a um. No entanto, ainda estamos na luta por mais aprovados através das anulações indicadas neste momento.

 

PROVA COMENTADA DO ENAM 2024.2:

BAIXE A PROVA COMENTADA DO ENAM 2024.2

 

RESUMO DAS MACRO INFORMAÇÕES DA PROVA

Os nossos professores entendem que 4 (quatro) questões, em especial, estão envolvidas em maior polêmica a serem apreciadas (22, 57, 66 e 67), onde a questão 57 tem com sugestão uma alteração de gabarito, as demais sugerem pedidos de anulações. Portanto, podem ter suas situações alteradas na fase recursal, o que deixa em aberto a aprovação no ENAM para candidatos que tenham errado as suas respostas preliminares. Neste material consta o nosso parecer sobre as reais chances do que pode ser discutido com maior probabilidade de alteração (mas, não deixem de recorrer de outras que também vislumbrem qualquer inconsistência, o curto tempo pode ter prejudicado algum argumento válido que não conste em nossa análise de 1 dia após o gabarito).

Diante disso, em nosso sentimento, ainda é possível sonhar com a aprovação na ampla concorrência até a nota 52/53 (tendo como parâmetro uma margem de erro razoável sobre a quantidade de anulações). Para cotas, a esperança pode girar entre 36/37.

A sua maior ou menor probabilidade dependerá do aproveitamento das questões mais polêmicas. Trata-se de mera opinião de parâmetro circunstancial de tudo que temos de informação neste momento.

Aos alunos da turma do Mege para o ENAM, pedimos que não deixem de reler os conteúdos das rodadas. Nós demos o nosso melhor e ficamos muito felizes com a assertividade do que foi cobrado! A luta foi intensa e só demonstra que, independentemente de qualquer resultado, vocês são vocacionados (sim!) e estão no caminho certo!

Como perceberam, o estudo em sprint final sempre é revertido em pontos decisivos. As turmas de reta final são um sucesso desde nossa primeira edição. O trabalho de pesquisa faz a diferença! Até mesmo no aulão de véspera conseguimos ser assertivos e presentar bons pontos ao lado de todos no momento do último estudo.

No entanto, o estudo ganha qualidade quando dedicamos um tempo maior para assimilação. Neste sentido, não deixem de considerar a matrícula imediata no Clube da Magistratura. Inclusive, os alunos do clube recebem acesso à turma do ENAM.

É importante mencionar que o Clube da Magistratura, em seu conteúdo, seria suficiente para acertar TODAS AS QUESTÕES DO ENAM (100%). Com a atualização constante de nossos materiais, as questões aqui tratadas já entrarão em sua rota de menção nos nossos próximos materiais. Da mesma forma, a turma ENAM 205.1 seguirá atenta às adaptações necessárias diante do que foi observado, matéria a matéria, nesta prova. Nós fomos felizes quando mesclamos uma abordagem analítica e decoreba no estudo para esse exame. A prova comentada deixa isso muito claro.

É válido citar ainda que no próximo dia 28/10 abriremos inscrições abertas para as turmas de reta final para o ENAM 2025.1 e para o Clube da Magistratura 2025.1 (que já oferece acesso à turma focada no Exame Nacional) em condições especiais de BLACK MEGE. No entanto, após a live de apresentação da prova comentada faremos uma condição especial antecipada para a turma 2025.1 do ENAM (para as 100 primeiras vagas).

 

PROVA COMENTADA DO ENAM 2024.2:

BAIXE A PROVA COMENTADA DO ENAM 2024.2

 

CLUBE DA MAGISTRATURA

Clube da Magistratura 2024.2 MEGE

 

LINK do grupo para o próximo ENAM:

GRUPO ABERTO ENAM 2025.1

 

LINK abaixo para turma do ENAM II (pré-lançamento):

ENAM 2025.1 (Pré-edital)

 

Alunos das últimas turmas do ENAM (Ponto a Ponto, Pré-edital, Reta Final e Pós-edital) poderão utilizar o cupom “ENAM2025” para garantir sua matrícula por apenas R$598,50.

Ex-alunos poderão utilizar o cupom “ENAM977MEGE” para garantir sua matrícula por apenas R$ 977,00.

Observação: Clube da Magistratura 2024.1, Clube da Magistratura 2024.2 ganharão matrícula automática na turma do ENAM 2025.1.

 

 

ENAM: A confirmação do MEGE como CURSO nº 1 do BRASIL PARA MAGISTRATURA

2.279 aprovações de nossos alunos na carreira (desde 2015) fazem a diferença!

Atualmente, estes alunos estão em nossas turmas de 2ª fase para o TJSP191 (com quase 400 alunos matrículas, ou seja, praticamente o concurso inteiro é aluno do Mege), TRF2, TJSC. Além disso, seguimos com turmas de retas finais para TJRJ, TJPE e TJMT.

 

 

CAMINHOS POSSÍVEIS APÓS O ENAM E TURMAS INDICADAS

 Após a conferência do gabarito oficial, dividimos os candidatos em 5 grupos!

🎯 Grupos 1 e 2 (1. Menos de 30 pontos – candidato do sistema de cotas; 2. Menos de 40 pontos – candidato da ampla concorrência): focar diretamente na próxima turma do mege para o ENAM. Em nossa visão, é mais produtivo dedicar energia pelos próximos meses ao estudo apenas das disciplinas do Exame Nacional. Isso irá aumentar chances de aprovação e acelerará a sua condição como candidato em concursos. Depois da aprovação, nós ajudaremos na retomada com as demais matérias.

🎯 Grupos 3 e 4 (3. Mais de 30 e menos de 40 pontos – candidato do sistema de cotas; 4. Mais de 40 e menos de 56 pontos – candidato da ampla concorrência): Você não foi aprovado agora, mas com 6 meses pela frente não será difícil auxiliar em sua evolução para uma condição mais confortável para aprovação. No entanto, em sua condição, embora o ENAM continue como objetivo principal para os próximos meses, é importante que também tenha contato com o universo de concursos (e demais disciplinas e simulados) da sua carreira.

Isso auxiliará de forma decisiva a sua retomada aos editais após aprovação no ENAM. Nós conduziremos as orientações necessárias na medida certa para dosar o seu foco no Exame Nacional e as informações em outros conteúdos de forma leve, mas não que não o deixará distante do restante da bagagem necessária para ser aprovado nas primeiras fases de concursos seguintes.

🎯 Grupo 5 (Aprovados no ENAM – sistema de cotas e ampla concorrência): Parabéns! Você agora terá um universo de possibilidades a serem aproveitadas e deverá fazer inscrições em todos os concursos possíveis. O Clube da Magistratura é sua turma obrigatória! É o curso que irá lhe acompanhar desde as próximas primeiras fases até a prova oral. Além disso, não deixe de acompanhar as turmas de retas finais lançadas pelo Mege para cada desafio específico.

 

caminhos magistrutura enam

 

SE VOCÊ NÃO FOI TÃO BEM NO ENAM, NÃO SE DESESPERE!

O Clube da Magistratura foi pensado para todos os níveis de concurseiro da carreira.

Se você presta concursos de magistratura em outros estados, o Clube da Magistratura conta com tudo que você precisa para preparação em todas as fases do concurso. Em 2024, viveremos a sua melhor versão da história! Inclusive com módulos complementares ao de Magistratura Estadual, com divisões específicas para o ENAM, Magistratura Federal e Magistratura Trabalhista.

Desde o estudo da lei comentada até correções de provas de 2ª fase de forma personalizada; e até mesmo com a tão desejada opção de acompanhamento personalizado.

Vale a pena conferir!

 

SOBRE COMO RECORRER (SUGESTÃO DE MODELO)

Antes de apresentarmos, é importante destacar que qualquer questão ANULADA beneficiará a todos (segundo o edital do ENAM). Então, este é um momento de união:

EDITAL DO ENAM

10.5. Se a análise do recurso resultar em anulação de questão ou de quesito integrante de prova, a pontuação correspondente a essa questão ou quesito será atribuída a todas as examinandas e a todos os examinandos, independentemente de terem recorrido. A questão objeto de recurso será anulada caso seja constatado erro material na indicação da resposta correta no gabarito oficial preliminar ou qualquer outra inconsistência na sua formulação, atribuindo-se a pontuação da questão a todas as pessoas examinandas.

10.6. Se houver alteração, por força de impugnações, de gabarito oficial preliminar de questão integrante de prova, a alteração valerá para todas as pessoas examinandas, independentemente de terem recorrido.

Na live[1] sobre questões passíveis de revisão (dia 16/04 em nosso Youtube), explicamos alguns termos que fazem sentido neste momento:

[1] Link da live: https://www.youtube.com/watch?v=4xFXIf7A4Fc

  1. Como interpretar as lacunas do edital;
  2. A mentalidade de abordagem recursal ampla;
  3. Os candidatos devem apresentar um ataque simultâneo (sem copiar e colar recursos uns dos outros);
  4. Foco em anular (e não em alterar alternativa);
  5. Sejam objetivos (facilitem a vida do revisor).

 

MODELO DE RECURSO (QUESTÃO 16)

Egrégia Banca Examinadora.

O presente candidato vem, respeitosamente, pleitear a anulação da questão de nº 16 do Exame Nacional da Magistratura, pelas razões que passa a justificar.

A alternativa I da referida questão não expressa o posicionamento do Supremo Tribunal Federal a respeito do tema, isso porque, embora, de fato, a Corte tenha reconhecido a repercussão geral da matéria atinente à possibilidade de execução imediata de pena aplicada pelo Tribunal do Júri (Tema 1068), a decisão faz referência a penas fixadas acima de quinze anos, em decorrência de condenação pelo tribunal do júri, conforme destaque abaixo:

Decisão: “Após o voto-vista do Ministro André Mendonça, que acompanhava integralmente o eminente Relator, no sentido de conhecer do recurso extraordinário e dar-lhe provimento, para negar provimento ao recurso ordinário em habeas corpus, anuindo à tese de julgamento fixada: “A soberania dos veredictos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução de condenação imposta pelo corpo de jurados, independentemente do total da pena aplicada”; e do voto do Ministro Edson Fachin, que divergia do Relator e do Ministro Gilmar Mendes, para o fim de reconhecer como ainda constitucional a execução imediata prevista em lei infraconstitucional das penas fixadas acima de quinze anos, em decorrência de condenação pelo tribunal do júri, e no caso concreto, com fundamento diverso do eminente Relator, dava provimento ao recurso para determinar a prisão do recorrido, uma vez que na hipótese a pena em concreto foi quantificada em 26 (vinte e seis) anos e 8 (oito) meses de reclusão, o processo foi destacado”.

Link para acesso:

“https://portal.stf.jus.br/jurisprudenciaRepercussao/verAndamentoProcesso.asp?incidente=5776893&numeroProcesso=1235340&classeProcesso=RE&numeroTema=1068”

Deste modo, a questão padece de vício ao estabelecer uma interpretação ampliativa do pensamento da Corte, que desconfigura a real essência do decidido em sede de repercussão geral, fazendo surgir a necessidade de que o item da questão seja considerado errado.

Diante da inconsistência do gabarito apresentado pela banca, requer o candidato o recebimento e deferimento do presente recurso, para o fim de considerada como nula a questão de nº 16 do mencionado Exame.

 

Agora é com vocês! Agradecemos o imenso carinho de todos. Bons estudos!

 

PROVA COMENTADA DO ENAM 2024.2:

BAIXE A PROVA COMENTADA DO ENAM 2024.2

 

 

Sugestões de leitura:

 

youtube curso mege

Turmas abertas curso mege

instagram curso mege

telegram curso mege