Preservando o compromisso de atualização constante de nossas obras e materiais, procedimento importante para que o(a) leitor (a) esteja sempre com o material em dia com as alterações legislativas e jurisprudenciais, informo que o presente material foi produzido em razão da publicação da Lei 14.811/24, que incluiu o art. 146-A no Código Penal.
Forte abraço e fiquem com Deus!
Post realizado por: Fernando Abreu
Intimidação sistemática (bullying)
Art. 146-A. Intimidar sistematicamente, individualmente ou em grupo, mediante violência física ou psicológica, uma ou mais pessoas, de modo intencional e repetitivo, sem motivação evidente, por meio de atos de intimidação, de humilhação ou de discriminação ou de ações verbais, morais, sexuais, sociais, psicológicas, físicas, materiais ou virtuais:
Pena – multa, se a conduta não constituir crime mais grave.
Intimidação sistemática virtual (cyberbullying)
Parágrafo único. Se a conduta é realizada por meio da rede de computadores, de rede social, de aplicativos, de jogos on-line ou por qualquer outro meio ou ambiente digital, ou transmitida em tempo real:
Pena – reclusão, de 2 (dois) anos a 4 (quatro) anos, e multa, se a conduta não constituir crime mais grave.”
O crime de intimidação sistemática (bullying), inserido no ordenamento jurídico pátrio por intermédio da Lei 14.811/24, revela uma forma especial de constrangimento ilegal e tutela, de forma direta, a liberdade individual. Inserido na Seção dos Crimes Contra a Liberdade Pessoal, o delito visa alcançar comportamentos que atacam a liberdade individual, causando sentimentos de intimidação, humilhação ou discriminação.
Normativamente, a conduta conhecida por bullying foi criminalizada tomando por parâmetro parcial a definição legal trazida pelo §1º do art. 1º da Lei 13.185/15:
Não obstante louvável a intenção do legislador, de proteger especialmente crianças e adolescentes, principais alvos da conduta, o tipo penal é repleto de elementares e inconsistências normativas, circunstâncias que tornarão difícil sua aplicação prática, conforme veremos nos comentários que seguem.
O crime de intimidação sistemática é comum, pois pode ser praticado por qualquer pessoa. A redação típica, de forma desnecessária em razão das regras do concurso de pessoas, especifica que o delito pode ser praticado individualmente ou em grupo.
O sujeito passivo é a vítima direta do comportamento, alvo da intimidação sistemática e repetitiva. O tipo penal, ao prever a possibilidade da prática da conduta contra mais de uma pessoa, ao se valer da elementar típica uma ou mais pessoas, restou por equiparar, de forma não desejada, o comportamento delitivo reiteradamente praticado contra uma ou várias pessoas, de forma que, havendo a prática do bullying contra um grupo de jovens, haverá um único crime (…)
Deseja ver o e-book inteiro?
Então baixe gratuitamente o material demonstrativo no botão abaixo:
Sugestões de leitura:
Olá megeanos(as)! Se você sonha com o distintivo de Delegado de Polícia, saiba que sua…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito Difusos abordando…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito Civil abordando…
Olá megeanos(as)! Neste material gratuito da Rodada 1 para o concurso da PCCE, você encontrará…
Olá megeanos(as)! O regulamento do concurso para Defensor Público do Estado de Mato Grosso (DPEMT)…
Olá megeanos(as)! O Mege apresenta este material para facilitar o estudo do teor das súmulas…
This website uses cookies.
View Comments