Direitos Fundamentais para concursos: hierarquia de tratados e STF

Direitos Fundamentais para concursos: hierarquia de tratados e STF

Olá megeanos(as)!

A Teoria Geral dos Direitos Fundamentais ocupa posição central nas provas de Direito Constitucional para concursos de Magistratura, Ministério Público e Defensoria Pública, e também figura entre os temas recorrentes no Exame Nacional da Magistratura (ENAM). Este post sistematiza os conceitos, a hierarquia de tratados internacionais e a jurisprudência do STF que mais aparecem em provas objetivas e discursivas dessas carreiras.


Qual a diferença entre Direitos Humanos e Direitos Fundamentais ?

Uma das primeiras armadilhas que as bancas exploram nesse tema é a confusão entre direitos humanos e direitos fundamentais. Embora ambas as categorias compartilhem uma finalidade protetiva comum, voltada à efetivação da dignidade da pessoa humana, a distinção técnica reside no plano de positivação de cada uma delas.

A doutrina majoritária classifica essa relação como de gênero e espécie. Os direitos humanos constituem o gênero, dizendo respeito aos direitos intrínsecos à pessoa humana consagrados no plano internacional e transnacional, por meio de tratados, convenções e declarações.

Já os direitos fundamentais correspondem à espécie, ou seja, aos direitos humanos que foram devidamente positivados na ordem constitucional de um Estado soberano. Na lição de Ingo Sarlet, enquanto os direitos humanos vinculam-se ao Direito Internacional, os direitos fundamentais integram o Direito Constitucional positivo de determinado país.

Essa distinção repercute diretamente na própria Constituição Federal de 1988, que reserva os artigos 5º ao 17, organizados no Título II, para a disciplina dos direitos fundamentais. A Carta os estrutura em cinco capítulos: direitos e deveres individuais e coletivos (artigo 5º e seus incisos), direitos sociais (artigos 6º a 11), nacionalidade (artigos 12 e 13), direitos políticos (artigos 14 a 16) e partidos políticos (artigo 17).

A própria Constituição, contudo, faz menção expressa aos direitos humanos em dispositivos que projetam o Estado brasileiro no cenário internacional, como o artigo 4º, inciso II, que consagra a prevalência dos direitos humanos como princípio das relações internacionais, e o artigo 5º, § 3º, que disciplina a incorporação qualificada de tratados internacionais de direitos humanos.

Outro ponto sensível é a natureza jurídica da dignidade da pessoa humana. Apesar de sua centralidade axiológica, a dignidade da pessoa humana não se qualifica formalmente como um direito fundamental autônomo, mas sim como um princípio fundamental, estampado no artigo 1º, inciso III, da Constituição Federal.

Trata-se de um valor intrínseco que orienta a interpretação e a aplicação de todos os direitos essenciais. O direito à vida, por exemplo, não se limita à subsistência biológica, mas exige uma existência com dignidade, e é justamente esse princípio que densifica a amplitude da proteção constitucional.


A cláusula de abertura material e a não taxatividade dos direitos fundamentais

O artigo 5º, § 2º, da Constituição Federal consagra a chamada cláusula de abertura material, ao estabelecer expressamente que os direitos e garantias enunciados no texto constitucional não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. Dessa disposição resulta uma conclusão com forte incidência em provas: o rol do Título II é meramente exemplificativo, e não taxativo.

O Supremo Tribunal Federal pacificou esse entendimento ao julgar a ADI 939, oportunidade em que reconheceu a existência de direitos fundamentais situados fora do Título II da Constituição. A Corte afirmou que o princípio da anterioridade tributária, previsto no artigo 150, inciso III, alínea “b”, da Constituição, possui natureza de verdadeira garantia fundamental do contribuinte, embora esteja localizado no capítulo do sistema tributário nacional.

A consequência prática desse entendimento é significativa: se um direito é reconhecido como fundamental, ele atrai a proteção do artigo 60, § 4º, inciso IV, da Constituição, tornando-se cláusula pétrea e ficando imune a emendas constitucionais tendentes a aboli-lo. Assim, mesmo garantias situadas fora do Título II constituem limites materiais ao poder de reforma da Constituição. O mesmo raciocínio se aplica a outros preceitos espalhados pelo texto constitucional, como a proteção ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (artigo 225) e o amparo à família, ao idoso e à criança, previstos na ordem social.

Esse ponto é recorrente em provas da FGV e do Cebraspe, que frequentemente apresentam alternativas afirmando que “somente os direitos previstos nos artigos 5º a 17 da Constituição configuram direitos fundamentais”. A alternativa é incorreta justamente em razão da cláusula de abertura material e do entendimento fixado na ADI 939.


Qual a diferença entre aplicação imediata e aplicabilidade imediata ?

O artigo 5º, § 1º, da Constituição dispõe que “as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata”. Esse preceito, aparentemente simples, esconde uma das distinções mais exploradas pelas bancas examinadoras: a diferença entre aplicação e aplicabilidade.

A aplicação imediata diz respeito ao dever jurídico imposto aos poderes públicos de conferir eficácia prática aos direitos fundamentais de pronto, sem omissões ou postergações. Já a aplicabilidade corresponde à aptidão concreta de a norma produzir seus efeitos no plano social sem a necessidade de integração legislativa posterior. São conceitos complementares, mas tecnicamente distintos.

Para compreender a questão em sua inteireza, é necessário recorrer à clássica classificação de José Afonso da Silva quanto à eficácia das normas constitucionais. As normas de eficácia plena possuem aplicabilidade direta, imediata e integral, produzindo todos os seus efeitos independentemente de qualquer regulamentação.

As normas de eficácia contida possuem aplicabilidade direta e imediata, mas admitem restrição por legislação infraconstitucional. As normas de eficácia limitada, por sua vez, possuem aplicabilidade indireta e mediata, dependendo de regulamentação legislativa para produzirem seus efeitos plenos.

Surge, então, um paradoxo aparente: enquanto o dever de aplicação é sempre imediato para todas as normas definidoras de direitos fundamentais (conforme o artigo 5º, § 1º), a possibilidade de aplicação social (aplicabilidade) das normas de eficácia limitada permanece mediata até a edição da lei regulamentadora. Esse descompasso entre o dever estatal de aplicar e a impossibilidade material decorrente da falta de lei é exatamente o que fundamenta o controle de constitucionalidade por omissão.

Instrumentos como a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) e o Mandado de Injunção (MI) existem justamente para suprir a inércia legislativa que impede a fruição de direitos fundamentais de eficácia limitada. São exemplos emblemáticos a tipificação do crime de racismo (artigo 5º, inciso XLII) e a regulamentação da licença-paternidade, que foram objeto de decisões do STF voltadas a colmatar omissões do Congresso Nacional.

Na perspectiva doutrinária de Ingo Sarlet, os direitos fundamentais constituem mandados de otimização pautados na máxima efetividade da dignidade humana.


Dupla dimensão dos direitos fundamentais: o que é a eficácia irradiante ?

A teoria constitucional contemporânea reconhece que os direitos fundamentais não se esgotam em uma proteção individual unidimensional, mas ostentam uma dupla dimensão: subjetiva e objetiva.

A dimensão subjetiva é analisada pela ótica do titular do direito. Refere-se à posição jurídica individual de exigir do Estado ou de particulares uma conduta comissiva (ação ou prestação) ou omissiva (abstenção). É a faceta que permite ao cidadão buscar a tutela judicial direta dos poderes, liberdades e imunidades assegurados na Constituição.

A dimensão objetiva, por sua vez, é analisada sob a perspectiva da comunidade e do Estado. Os direitos fundamentais, nessa concepção, representam uma ordem objetiva de valores que orientam a atuação de todos os poderes públicos, funcionando como diretrizes hermenêuticas para o legislador, o administrador e o juiz. Essa concepção remonta à jurisprudência do Tribunal Constitucional Federal Alemão, com destaque para o histórico Caso Lüth, e aos ensinamentos de Robert Alexy, que a sistematizou no contexto da teoria dos direitos fundamentais como princípios.

O principal desdobramento prático da dimensão objetiva é a chamada eficácia irradiante. Significa que os valores fundamentais da Constituição impregnam e condicionam a interpretação de todo o ordenamento jurídico infraconstitucional, tanto no direito público quanto no direito privado. Como salienta Daniel Sarmento, a eficácia irradiante promove a “humanização da ordem jurídica”, impondo a todos os poderes o dever de reapreciar as normas sob a lente dos princípios constitucionais e da dignidade humana.

Esse é um ponto de atenção para provas: a eficácia irradiante é desdobramento da dimensão objetiva, e não da dimensão subjetiva. A banca que apresenta alternativa associando a eficácia irradiante à dimensão subjetiva está formulando uma pegadinha clássica, e o candidato que domina a distinção entre as duas dimensões evita o erro com segurança.


Hierarquia dos tratados internacionais de Direitos Humanos no Brasil

O tratamento conferido aos tratados internacionais de direitos humanos no ordenamento jurídico brasileiro passou por profunda evolução, marcada pela promulgação da Emenda Constitucional nº 45/2004 e por decisões paradigmáticas do Supremo Tribunal Federal. O tema é presença constante em provas objetivas e discursivas, exigindo do candidato o domínio preciso de três níveis hierárquicos distintos.

O primeiro nível é o status constitucional. O artigo 5º, § 3º, incorporado pela EC nº 45/2004, estabeleceu um rito qualificado de aprovação para tratados internacionais sobre direitos humanos: aprovação nas duas casas do Congresso Nacional (Câmara e Senado), em dois turnos de votação, por no mínimo três quintos dos votos dos respectivos membros. É o chamado quórum “2-2-3/5”.

Tratados aprovados por esse rito são integrados ao ordenamento com status equivalente ao de emendas constitucionais, passando a compor o bloco de constitucionalidade. Servem, assim, como parâmetro direto tanto para o controle de constitucionalidade quanto para o controle de convencionalidade.

Até o momento, três diplomas internacionais foram incorporados ao ordenamento brasileiro sob esse status constitucional: a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo (aprovados pelo Decreto Legislativo nº 186/2008), o Tratado de Marraqueche para Facilitar o Acesso a Obras Publicadas para Pessoas Cegas ou com Deficiência Visual (Decreto Legislativo nº 261/2015) e a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância (Decreto Legislativo nº 1/2021).

O segundo nível é o status supralegal. Tratados internacionais de direitos humanos aprovados pelo procedimento ordinário (sem o quórum qualificado do § 3º) ou celebrados antes da EC nº 45/2004 possuem status supralegal, situando-se abaixo da Constituição, mas acima de toda a legislação infraconstitucional.

Essa tese foi consolidada pelo STF no julgamento do RE 466.343/SP, que analisou a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica). O entendimento firmado naquela oportunidade estabeleceu que o Pacto de São José da Costa Rica, ao proibir a prisão civil por dívida (salvo a do devedor de alimentos), paralisou a eficácia do artigo 5º, inciso LXVII, da Constituição na parte em que autorizava a prisão do depositário infiel. O desdobramento prático foi a edição da Súmula Vinculante 25, que consolidou a vedação da prisão civil do depositário infiel no direito brasileiro.

O terceiro nível é o status legal. Tratados internacionais que não tratam de direitos humanos ingressam no ordenamento nacional com status de norma legal ordinária, sujeitando-se ao controle de legalidade e de constitucionalidade como qualquer outra lei.

Categoria do tratado Quórum de aprovação Nível hierárquico Parâmetro de controle
Direitos humanos (art. 5º, § 3º) 2 turnos, 2 casas, 3/5 dos votos Status constitucional (bloco de constitucionalidade) Controle de constitucionalidade e convencionalidade
Direitos humanos (rito ordinário ou pré-2004) Maioria simples Status supralegal Controle de convencionalidade
Tratados comuns (sem matéria de direitos humanos) Maioria simples Status legal (equivalente a lei ordinária) Controle de legalidade e constitucionalidade

O que o STF decidiu na ADC 39 sobre denúncia de tratados internacionais ?

A denúncia de tratado internacional, isto é, o ato pelo qual o Estado manifesta a intenção de se desvincular de um compromisso convencional, é outro ponto de elevada incidência em provas de concursos jurídicos.

Historicamente, o Poder Executivo efetuava a denúncia de tratados de forma unilateral, sem participação do Congresso Nacional. Essa prática foi submetida ao crivo do Supremo Tribunal Federal na Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC 39), na qual a Corte fixou a seguinte tese: “a denúncia pelo Presidente da República de tratados internacionais aprovados pelo Congresso Nacional, para que produza efeitos no ordenamento jurídico interno, não prescinde da sua aprovação pelo Congresso Nacional”.

É fundamental que o candidato compreenda o sentido do vocábulo “não prescinde”: ele significa que é imprescindível a autorização congressual. Trata-se da aplicação do princípio do paralelismo das formas, segundo o qual, se a incorporação do tratado exige a atuação conjunta do Executivo e do Legislativo (ato complexo), a sua desincorporação (denúncia) também deve exigir manifestação de ambos os poderes.

O STF modulou os efeitos temporais dessa decisão, determinando que a exigência de aprovação parlamentar para a denúncia vigora a partir da publicação da ata do julgamento. Denúncias unilaterais promovidas pelo Executivo antes dessa data foram mantidas válidas, preservando a segurança jurídica e a estabilidade das relações internacionais consolidadas sob o modelo anterior.

Esse julgamento é particularmente relevante para provas porque as bancas costumam apresentar a tese da ADC 39 com a armadilha semântica do “não prescinde”. Candidatos desatentos leem “não prescinde” como se significasse “dispensa”, quando na verdade significa exatamente o contrário: é indispensável.


Quais são as pegadinhas mais comuns das bancas de concurso sobre direitos fundamentais ?

A experiência com provas de Magistratura, MP e Defensoria mostra que as bancas examinadoras exploram com frequência cinco armadilhas recorrentes no tema de Teoria Geral dos Direitos Fundamentais.

A primeira é a confusão entre dignidade da pessoa humana e direito fundamental autônomo. A dignidade da pessoa humana é um princípio fundamental (artigo 1º, III, da CF) e um valor-matriz que orienta a interpretação de todos os demais direitos. Não se trata de um direito subjetivo autônomo, e a alternativa que assim a classifica é incorreta.

A segunda pegadinha envolve tratar o rol do Título II como exaustivo. A cláusula de abertura do artigo 5º, § 2º, combinada com o entendimento do STF na ADI 939, demonstra que existem direitos fundamentais situados fora dos artigos 5º a 17 da Constituição, como a anterioridade tributária (artigo 150, III, “b”), que é inclusive cláusula pétrea.

A terceira armadilha é a equiparação entre “aplicação imediata” e “aplicabilidade imediata”. O artigo 5º, § 1º, impõe o dever de aplicação imediata pelo Estado, mas isso não significa que todas as normas de direitos fundamentais possam ser exercidas de pronto sem lei regulamentadora. Normas de eficácia limitada possuem aplicabilidade mediata, e é justamente essa lacuna que justifica os instrumentos de controle por omissão (ADO e Mandado de Injunção).

A quarta armadilha é a atribuição da eficácia irradiante à dimensão subjetiva dos direitos fundamentais. Como visto, a eficácia irradiante é desdobramento direto da dimensão objetiva, aquela que projeta os direitos fundamentais como uma ordem de valores para todo o sistema jurídico, e não da dimensão subjetiva, que diz respeito à posição jurídica individual do titular.

A quinta pegadinha é a afirmação de que a denúncia de tratados internacionais constitui ato unilateral do Presidente da República. Após a ADC 39, o STF fixou que a denúncia não prescinde, ou seja, exige a aprovação prévia do Congresso Nacional, em aplicação do princípio do paralelismo das formas.


Flashcards: Teoria Geral dos Direitos Fundamentais

  1. A dignidade da pessoa humana é classificada pela Constituição Federal de 1988 como um direito fundamental autônomo, previsto no artigo 1º, inciso III.
  2. Os direitos fundamentais previstos na Constituição de 1988 encontram-se exclusivamente no Título II (artigos 5º ao 17), não havendo direitos fundamentais em outros títulos do texto constitucional.
  3. O Supremo Tribunal Federal, ao julgar a ADI 939, reconheceu que o princípio da anterioridade tributária (artigo 150, III, “b”, da CF) possui natureza de garantia fundamental do contribuinte e constitui cláusula pétrea.
  4. O artigo 5º, § 1º, da Constituição Federal estabelece que todas as normas de direitos fundamentais possuem aplicabilidade imediata, dispensando regulamentação legislativa.
  5. A eficácia irradiante dos direitos fundamentais é desdobramento da dimensão objetiva, pela qual os valores constitucionais condicionam a interpretação de todo o ordenamento infraconstitucional.
  6. Tratados internacionais de direitos humanos aprovados pelo rito qualificado do artigo 5º, § 3º, da CF possuem status supralegal no ordenamento jurídico brasileiro.
  7. No julgamento do RE 466.343/SP, o STF consolidou que tratados de direitos humanos aprovados pelo rito ordinário possuem status supralegal, situando-se abaixo da Constituição e acima da legislação infraconstitucional.
  8. A Súmula Vinculante 25 do STF, que veda a prisão civil do depositário infiel, foi editada como consequência direta do reconhecimento do status supralegal do Pacto de São José da Costa Rica.
  9. Segundo o entendimento firmado pelo STF na ADC 39, a denúncia de tratado internacional aprovado pelo Congresso Nacional pode ser efetivada unilateralmente pelo Presidente da República, sem necessidade de nova manifestação congressual.
  10. A cláusula de abertura material prevista no artigo 5º, § 2º, da CF permite o reconhecimento de direitos fundamentais fora do catálogo expresso do Título II, inclusive os oriundos de tratados internacionais ratificados pelo Brasil.


Gabarito comentado

  1. Falso. A dignidade da pessoa humana não é classificada como um direito fundamental autônomo, mas sim como um princípio fundamental da República, previsto no artigo 1º, inciso III, da CF/88. Trata-se de um valor-matriz que orienta a interpretação e a aplicação dos direitos fundamentais, funcionando como alicerce axiológico de toda a ordem constitucional.
  2. Falso. O rol de direitos fundamentais do Título II é meramente exemplificativo (não taxativo), conforme a cláusula de abertura material do artigo 5º, § 2º. O STF, ao julgar a ADI 939, reconheceu que existem direitos fundamentais situados fora do Título II, como o princípio da anterioridade tributária (artigo 150, III, “b”), que foi inclusive qualificado como cláusula pétrea.
  3. Verdadeiro. No julgamento da ADI 939, o STF reconheceu expressamente que o princípio da anterioridade tributária possui natureza de garantia fundamental do contribuinte. Como consequência, esse princípio atrai a proteção do artigo 60, § 4º, IV, da CF, constituindo cláusula pétrea imune a emendas constitucionais tendentes a aboli-lo.
  4. Falso. O artigo 5º, § 1º, da CF estabelece o dever de aplicação imediata, que se dirige aos poderes públicos e os obriga a conferir eficácia prática aos direitos fundamentais sem postergação. Contudo, aplicação imediata não se confunde com aplicabilidade imediata: normas de eficácia limitada possuem aplicabilidade mediata, dependendo de regulamentação legislativa, o que justifica instrumentos como a ADO e o Mandado de Injunção.
  5. Verdadeiro. A eficácia irradiante é o principal desdobramento da dimensão objetiva dos direitos fundamentais, pela qual estes funcionam como uma ordem objetiva de valores que condiciona a interpretação de todo o ordenamento jurídico. Essa concepção remonta ao Caso Lüth, julgado pelo Tribunal Constitucional Federal Alemão, e foi sistematizada por autores como Robert Alexy e Daniel Sarmento.
  6. Falso. Tratados internacionais de direitos humanos aprovados pelo rito qualificado do artigo 5º, § 3º, possuem status constitucional (equivalente a emenda constitucional), e não supralegal. Integram o bloco de constitucionalidade e servem como parâmetro para o controle de constitucionalidade e de convencionalidade. O status supralegal é conferido aos tratados de direitos humanos aprovados pelo rito ordinário ou celebrados antes da EC nº 45/2004.
  7. Verdadeiro. No julgamento do RE 466.343/SP, que analisou a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica), o STF consolidou a tese do status supralegal: tratados de direitos humanos aprovados sem o quórum qualificado do § 3º situam-se acima da legislação infraconstitucional, porém abaixo da Constituição.
  8. Verdadeiro. A Súmula Vinculante 25 vedou a prisão civil do depositário infiel como desdobramento prático do reconhecimento do status supralegal do Pacto de São José da Costa Rica, que proíbe a prisão civil por dívida, salvo a do devedor de alimentos. A supralegalidade do Pacto paralisou a eficácia da legislação infraconstitucional que admitia essa modalidade de prisão.
  9. Falso. O STF, no julgamento da ADC 39, fixou tese em sentido diametralmente oposto: a denúncia de tratado internacional aprovado pelo Congresso Nacional “não prescinde” (ou seja, exige necessariamente) da aprovação congressional. Aplica-se o princípio do paralelismo das formas: se a incorporação do tratado é ato complexo (Executivo + Legislativo), a denúncia também o deve ser.
  10. Verdadeiro. O artigo 5º, § 2º, da CF consagra a cláusula de abertura material, segundo a qual os direitos e garantias previstos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados ou dos tratados internacionais de que o Brasil seja parte. Essa disposição fundamenta o reconhecimento de direitos fundamentais fora do catálogo formal do Título II.

Como se preparar para Teoria Geral dos Direitos Fundamentais em concursos

A preparação eficiente para esse tema exige do candidato não apenas a memorização de dispositivos e enunciados de súmulas, mas a compreensão da lógica constitucional que conecta os institutos entre si. A cláusula de abertura material (artigo 5º, § 2º) não é um dispositivo isolado: ela dialoga diretamente com a proteção das cláusulas pétreas (artigo 60, § 4º, IV) e com o regime de incorporação de tratados (artigo 5º, § 3º).

Da mesma forma, a distinção entre aplicação e aplicabilidade não faz sentido sem a compreensão da classificação de José Afonso da Silva e dos instrumentos de controle por omissão.

A dupla dimensão dos direitos fundamentais, por sua vez, é a chave para entender a eficácia irradiante e a chamada constitucionalização do direito privado, temas que se conectam com o direito civil constitucionalizado e com questões interdisciplinares que vêm ganhando espaço em provas discursivas.

O(a) candidato(a) que domina a Teoria Geral dos Direitos Fundamentais de forma integrada, percebendo as conexões entre os institutos, tem condição de resolver questões objetivas com segurança e de construir argumentações consistentes nas etapas discursivas.

O Curso MEGE, com 14.684 aprovados no ENAM e mais de 8.700 aprovações homologadas em concursos de todas as carreiras jurídicas, oferece preparação especializada para Magistratura, Ministério Público e Defensoria Pública. A abordagem integrada entre dogmática constitucional e jurisprudência atualizada é uma marca dos materiais do MEGE, que acompanha de perto a evolução da jurisprudência do STF em temas de alta incidência como a Teoria Geral dos Direitos Fundamentais.


 

Leia também:

 

youtube curso mege

telegram mege

instagram mege

Instagram mege

Fique por dentro através das nossas redes sociais:

Sugestão de leitura

Direitos Fundamentais para concursos: hierarquia de tratados e STF
Dicas de estudo

Direitos Fundamentais para concursos: hierarquia de tratados e STF

A Teoria Geral dos Direitos Fundamentais ocupa posição central nas...

Informativos STJ 904 e STF 1232: julgados comentados para concursos
Novidades Legislativas

Informativos STJ 904 e STF 1232: julgados comentados para concursos

Os Informativos STJ nº 904 e STF nº 1232 trouxeram...

Questões comentadas de Direito Constitucional para o ENAM remédios constitucionais
Dicas de estudo

Questões comentadas de Direito Constitucional para o ENAM VI: remédios constitucionais

Remédios constitucionais, direitos sociais e nacionalidade aparecem com frequência nas...

Repercussão Geral do STF no ENAM: Licenças Parentais, ECI e Saúde
Dicas de estudo

Repercussão Geral do STF no ENAM: Licenças Parentais, ECI e Saúde

Nas provas do ENAM e da magistratura, a FGV raramente...

Fique por dentro de todas as nossas novidades e tenha acesso antecipado as nossas turmas

CAFÉ COM ENAM VI - THUMBS