Na live anterior, o professor Arnaldo Bruno falou sobre a elaboração do seu cronograma para a Maratona, clique aqui para conferir.
A professora Bárbara Saraiva considera o estudo da Lei Seca um dos pilares mais importantes para as provas de concurso público de qualquer carreira, em especial aquelas carreiras que só têm uma ou duas fases.
Como potencializar o seu estudo de lei seca para concurso público?
A professora explica a importância de organizar o seu tempo, se adaptando para essa nova realidade, de modo que seu estudo dentro de casa possa ser mais rentável. Vale ressaltar que, por estarmos em um momento delicado, você deve manter a calma e não querer aumentar demais o tempo de estudos, pois, começar uma nova rotina não é fácil, e você deve se adaptar aos poucos. A ideia não é acelerar, mas manter os estudos em dia.
CIRCUITO DE LEITURA TEMÁTICA
Apresentamos o Circuito para estudo de lei seca do edital da Maratona Mege (artigo por artigo). A lógica deste material é adequar o estudo do planejamento de 4 ou 6 horas (conforme modelo selecionado no arquivo que enviamos anteriormente) ao conteúdo especificado em um intervalo de leitura. Dessa forma, você saberá como encaixar o conteúdo exato a ser estudado em cada cumprimento de metas.
Clique aqui para fazer o download.
CRIE O HÁBITO DE PERMANECER ESTUDANDO
O estudo da lei seca costuma ser maçante, então crie o hábito de estudar aos poucos, até pegar o ritmo. Suponhamos que você colocou a meta de estudar 4 horas, se depois de 1 hora estudando a lei seca você ficar entediado ao ponto de não conseguir mais continuar, faça uma pausa e pegue outro livro, e não precisa ser jurídico, procure uma leitura que seja prazerosa para você, desta forma, você se mantém lendo. É importante fazer isso para que você vá se acostumando a cumprir seu horário, então crie esse hábito, e aos poucos substitua esse livro pela lei seca, até conseguir cumprir a sua meta de leitura. É um truque que vai ajudar muito, principalmente quem está começando agora.
INDICAÇÃO DE MATERIAL FÍSICO
Importante usar o Vade Mecum mesmo, a professora recomenda o Vade da Rideel, pois você poderá levar para uma possível segunda fase e é um dos mais completos do mercado, então você já vai criar intimidade. Os minis, separados por assuntos, também são interessantes para o estudo.
FORMATO DIGITAL
O site do planalto é atualizado o tempo todo, então você pode transformar em pdf ou imprimir, deixando um espaço para anotações.
LEGISLAÇÃO EM ÁUDIO
Outra ideia que pode te ajudar é criar sua legislação em áudio. Benefícios: você lê e escuta o que está lendo, então você está dando dois estímulos para o seu cérebro.
Tem canais no youtube que você encontra áudios da legislação, e no próprio site do planalto é possível encontrar a opção para deficientes visuais, além de alguns sites que vendem. Outra solução são os aplicativos de leitura de texto, você pode copiar a legislação do planalto e colar nesses aplicativos. Por fim, você mesmo pode gravar esses áudios, assim você ficará ouvindo sua própria voz, olha que legal.
COMO DEVO GRIFAR?
O grifo do Vade é muito peculiar, se você está começando agora, não é muito interessante. Para fazer seus grifos você pode usar os assuntos das questões como parâmetro. Tenham em mente que o vale não é o que você acha importante, mas o que a banca considera importante.
MATÉRIAS NÃO CODIFICADAS
A dica é fazer anotações das leis mais cobradas, para isso você deve responder questões, e criar essa lista de leis por disciplinas. Faça a leitura em ciclo, como se fosse um código só, e repita quantas vezes for possível.
Seguiremos ao seu lado 💙
Fique em casa e conte com nosso total apoio!!
1 comentário em “LIVE #3 – Como potencializar o seu estudo de lei seca para concurso público? (Professora Bárbara Saraiva)”