O cargo de assessor no MPMG está ao seu alcance e podemos ajudá-lo a ficar mais próximo desta oportunidade (ao mesmo tempo em que estuda para o seu concurso-alvo)!
Na última sexta feira (22/05/2020), o Ministério Público de Minas Gerais iniciou o processo de nomeação de assessores para a instituição. O quadro de servidores até então era composto por analistas provenientes de concursos e agora também passará a contar com os cargos comissionados.
As nomeações dos assessores serão feitas de forma gradativa, de acordo com a disponibilidade orçamentária, para todo o Estado de Minas Gerais. Ao todo, são 600 cargos comissionados, com a remuneração condizente com a importância do cargo e similar à dos concursados e outras carreiras, como a magistratura.
O trabalho de assessor exige conhecimento prático e específico da atuação do promotor de justiça. A confecção de peças criminais, denúncias, recursos, pareceres em matéria criminal e arquivamentos de inquérito policial são a essência do trabalho na seara penal.
Na área cível, destacam-se as ações civis públicas, promoções de arquivamento dos expedientes ministeriais, pareceres interlocutórios e finais.
A escolha do assessor é realizada pelo procurador ou promotor de justiça segundo critérios pessoais e, certamente, dentro desses critérios, está a capacidade, o conhecimento e a experiência, pois a função serve para apoio técnico adequado nas atividades rotineiras do cargo. É indispensável que a qualificação prática esteja presente, mas isso não se adquire no estudo rotineiro para concurso (embora este certamente seja relevante na obtenção de conteúdos gerais para prática do cargo).
Uma boa oportunidade para quem pretende ocupar uma destas vagas é demonstrar com a devida formalidade que o candidato estudou e possui prática ministerial para assessoria, o que pode ser obtido com uma nova turma que será lançada pelo Mege no próximo dia 04/06/2020 (quinta-feira).
A 3ª Turma Regular de Peças para Ministério Público Estadual, inicialmente voltada para concursos públicos, também agrega ao curriculum do aluno que busca certificado que o habilite ao cargo de assessor com a devida demonstração do estudo relacionado à função de promotor de justiça em seus aspectos teóricos e páticos necessários para demonstração de capacitação com credibilidade (afinal, é uma turma que prepara para o próprio cargo de promotor de justiça).
Além de passar pela parte prática dos editais e se preparar para concursos, o aluno terá a oportunidade estudar e treinar as peças, agregando valor ao seu curriculum, aumentando as chances de se inserir no mercado de trabalho e, também, de ser aprovado em concurso para Ministério Público.
As avaliações ao final de cada jornada demonstrarão o aproveitamento do aluno, permitindo a emissão do certificado com fidelidade a todos que tenham interesse na análise de nomeações de novos assessores.
E, obviamente, não vale apenas para Minas Gerais (aqui citado como oportunidade momentânea clara), porque diversos outros estados da federação seguem o modelo de cargos comissionados e buscam pessoas qualificadas para o exercício da função, o que convenhamos não é tão simples de se encontrar com tal qualificação tão específica em desenvoltura nas peças próprias de Ministério Público.
Teoria, prática e treinamento. O tripé da aprovação também pode ser o empurrão que você precisava para se inserir com rapidez no mercado de trabalho e ter ainda mais tranquilidade na busca pelo cargo final, ou até mesmo ficar feliz com a função de assessoria. Sempre será uma possibilidade.
Em quatro meses de curso, o aluno receberá todo o apoio da equipe MEGE, terá suas provas corrigidas por promotores de justiça de diversos estados e, ao final, certamente estará capacitado não somente para pleitear uma nomeação, mas principalmente para conseguir a aprovação em concursos do Ministério Público, que costumam ser criteriosos em suas correções de peças nas 2ª fases dos certames.
Ficou interessado em saber mais sobre a turma e quer receber um cupom de desconto especial para o lançamento?
Preencha o formulário abaixo que retornaremos com mais novidades. Bons estudos!
GOSTARIA DE SABER SE POSSO ME INSCREVER PARA O CARGO DE ASSESSOR MEMBRO.
Boa tarde. Gostaria de saber mais.