AGU: bancas para o concurso foram definidas. 300 vagas disponíveis.

Olá megeanos(as)!

O Conselho Superior da Advocacia-Geral da União (AGU) definiu bancas examinadoras do concurso para as carreiras de Advogado da União e Procurador da Fazenda Nacional. São previstas 300 vagas, sendo 100 para cada carreira: Advogado da União, Procurador da Fazenda Nacional e Procurador Federal. Como cada uma contempla conteúdos diferentes, elas serão avaliadas por bancas examinadoras diferentes. Assim, haverá no total três grupos de examinadores, que ficam responsáveis pela correção das provas. A remuneração é prevista de R$ 21 mil a R$ 27 mil reais.

Por conseguinte, a próxima etapa será a definição da banca organizadora do concurso, que será a responsável pela logística e aplicação das provas, após ser finalizado isso, o edital deverá ser publicado posteriormente.

Cargo de Advogado da União (segunda categoria)

Para os cargos de Advogado da União de Segunda Categoria, a banca examinadora é composta dos seguintes integrantes: Ana Karenina Silva Ramalho Andrade (Presidente); Carlos Henrique da Costa Leite; Bruno Moreira Fortes; Victor Ximenes Nogueira; Jucelaine Angelim Barbosa; Otavio Luiz Rodrigues Júnior; e Thaisi Alexandre Jorge Siqueira (indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil). Em caso de ausências, os substitutos serão os Advogados da União Ciro Carvalho Miranda e Pedro Vasques Soares e a advogada Paola Aires Corrêa Lima, indicada pela OAB.

Cargo de Procurador da Fazendo Nacional (segunda categoria)

Já em relação à banca examinadora para os cargos de Procurador da Fazenda Nacional de Segunda Categoria, a composição é a seguinte: Claudia Aparecida de Souza Trindade (Presidente); João Henrique Chaufaille Grognet; Rogério Campos; Juliana Furtado Costa Araújo; Paulo Mendes de Oliveira; Carolina Zancaner Zockun; Paulo José Leonesi Maluf; e Thaisi Alexandre Jorge Siqueira (indicada pela OAB). A advogada Paola Aires Corrêa Lima, de indicação da OAB, é integrante substituta, caso haja necessidade.

Cargo de Procurador Federal

A banca examinadora para os cargos de Procurador Federal ainda será instituída, pois ficará a cargo da empresa responsável pela organização do certame (conforme estabelecido pelo art. 38 da Instrução Normativa AGU nº 1, de 2009).

O último concurso para Advogado da União ocorreu em 2015. Nesse ano foram ofertados 84 cargos, nestes já incluídas 5 vagas para candidatos com deficiência e 17 cargos para negros, além do acréscimo de cargos que viessem a ser criados durante o certame. A banca organizadora foi a Cebraspe/CESPE.

O certame para Advogado da União é composto das seguintes fases:

  • Prova Objetiva: caráter eliminatório e classificatório;
  • Provas Discursivas: caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Oral: caráter eliminatório e classificatório;
  • Sindicância de vida pregressa: caráter eliminatório;
  • Avaliação de Títulos: caráter classificatório.

Você também gostará de ler:

 

Instagram MEGE

Youtube MEGE

Telegram MEGE

Deixe um comentário