Concurso Delegado 2020: 5 dicas de estudo

É bem verdade que o ano de 2020 ficará marcado na história como aquele em que os planos de vida de grande parte das pessoas tiveram que ser abortados, ainda que temporariamente, por causa dos efeitos nefastos da pandemia de COVID-19, que, entre outros, provocou alto impacto na rotina e nas emoções das pessoas, especialmente em razão das medidas de isolamento social impostas pelo Poder Público.

Concurso Delegado 2020:

Mas, se você, concurseiro, almeja ser aprovado em concurso para Delegado de Polícia, ainda no ano de 2020, além de abstrair os reflexos negativos da pandemia de COVID-19, deverá extrair pontos positivos desse “novo normal” – porque, afinal, nada é 100% ruim – levando em conta que, em breve, os editais voltam a ser publicados, e os certames suspensos retomarão seus cursos normais. A orientação, nesse caso, é manter o foco, mediante a adoção de estratégias e padrões comportamentais que, em muito, auxiliam na melhoria da produtividade e da eficiência dos estudos, a saber:

 

  • Rotina: para quem busca aprovação em concursos públicos de peso, inclusive, para o cargo de Delegado de Polícia, o estudo deve ser sistematizado e encarado com seriedade, assim como, ordinariamente, as pessoas encaram as obrigações pertinentes ao trabalho, aos afazeres domésticos, à alimentação, etc. Com efeito, o horário de estudo deve ser definido pelo candidato, de acordo com a sua disponibilidade de tempo, havendo de ser factível. Feito isso, para que o resultado venha, é importante que os horários sejam rigorosamente cumpridos, sem espaço para relativizações recorrentes. Desta feita, as relativizações podem até ocorrer, mas devem se dar mediante compensações durante o curso da semana, sob pena de as metas traçadas não serem atingidas, e, então, abandonadas, por consideradas inalcançáveis;

 

  • Material: assim como é necessária a definição prévia de uma rotina de estudos, o candidato ao cargo de Delegado deve se atentar para o material que será utilizado em seus estudos, o qual deve ser completo o suficiente para abarcar todo conteúdo previsto no edital, com todas as suas variáveis, assim como sucinto o bastante para viabilizar a leitura e revisão em espaço de tempo reduzido. Nesse sentido, é interessante prestigiar materiais preparados por profissionais gabaritados no assunto, e que conseguem concentrar em textos condensados lei seca, doutrina e jurisprudência, naquilo que efetivamente interessa para o concurso de Delegado de Polícia, que, deveras, tem características e focos específicos, quando comparado com outros concursos de carreira jurídica. A leitura e revisão desse tipo de material colocam o candidato à frente dos demais, porque, acima de tudo, propiciam economia de tempo. Ainda no quesito material, é de suma importância que o candidato dedique-se também à resolução de questões de provas atinentes ao concurso almejado, inclusive, simulando regularmente a realização de uma prova inteira, como forma de se familiarizar com as perguntas, a linguagem, e principalmente com o tempo necessário às respostas, o que se aplica às fases objetivas e subjetivas do certame.

 

  • Estratégia e foco: inserido o estudo em sua rotina e escolhido o material adequado, o candidato deve ter estratégia e foco, havendo, para tanto, de definir metas de curto e longo prazo para todas as matéria do edital, consideradas as peculiaridades e peso de cada uma, ciente de onde e quando quer chegar. Com efeito, o esgotamento do edital, muito embora a aprovação possa vir antes, deve ter data predefinida, assim como as respectivas revisões, pois é isso que dará consistência ao conhecimento do candidato, para que ele possa encarar um concurso como o de Delegado de Polícia, em todas as suas fases.

 

  • Atividade física regular: não é segredo para ninguém que, em razão de efeitos químicos provocados no corpo humano, a adoção de uma rotina de atividade física regular auxilia o candidato a manter sua saúde mental, revigorando suas forças e sua motivação para persistir com os estudos. Mas, em se tratando de concurso para o cargo de Delegado de Polícia, a orientação é redobrar os esforços em relação à atividade física, eis que esse tipo de certame tem como uma de suas fases o Teste de Aptidão Física – TAF. Neste aspecto, é importante consignar que o ideal é que a preparação para o TAF se inicie com maior antecedência possível, ainda antes do período de inscrição, notadamente para aqueles candidatos considerados sedentários. Isso porque, se a preparação inicia-se apenas no curso do certame, corre-se risco de não se alcançar as exigências mínimas do edital, posto que não é possível prever o prazo entre uma fase e outra, o qual, normalmente, é diminuto, e, no mais das vezes, insuficiente para a aquisição do preparo físico necessário à habilitação no TAF.

 

  • Redes sociais: as redes sociais revolucionaram o modo de relacionamento humano, de maneira a aproximar pessoas, ainda que fisicamente distantes. Mas, em contrapartida, tal revolução traz consigo vários infortúnios, pois as redes sociais, quando não utilizadas com parcimônia, têm se mostrado como verdadeiros ladrões de tempo, gerando, inclusive, situação de dependência nas pessoas. Dentro dessa perspectiva, o candidato a um cargo público não pode se dar ao luxo de caminhar ladeado por esse ladrão de tempo. Então, perceba-se e seja sincero consigo mesmo, assumindo, se for o caso, sua condição de vítima das redes sociais (dê uma olhada no tempo de uso de seu aparelho celular). Se, alfim, você se der conta que é uma vítima desse ladrão de tempo, experimente adotar medidas como: a) manter as redes sociais desconectadas (login não automático) durante o tempo destinado ao estudo; b) desabilitar chats e notificações em geral do seu computador e de seu aparelho de celular, enquanto estiver estudando ou, em casos mais graves, habilite o modo avião – explique isso aos amigos e parentes, eles vão entender se você demorar a visualizar mensagens e a responde-los; c) se você precisa utilizar a internet para estudar, concentre-se no site específico para o seu estudo, elegendo um navegador exclusivo para isso; d) definir horários para acessar as redes sociais e para responder e-mails e chats. No mais, use o tempo separado para o estudo para, efetivamente, estudar! Ainda que a aprovação não venha rapidamente, isso evitará sentimento de frustração no futuro, amenizando os riscos de abandono de metas.

Regilene Siqueira
Delegada de Polícia


Inscreva-se para conhecer o Clube Delta:

Equipe Mege

Deixe um comentário