MARATONA MEGE: Questões com gabarito comentado (Constitucional, ECA e Consumidor) – 30/04

Seguem as questões referentes ao estudo de 30/04.

#euvouestudar
#maratonamege

DIREITO CONSTITUCIONAL

 

1.(Quadrix – 2019 – CREA-TO – Advogado) A respeito dos direitos e das garantias fundamentais e da aplicação da norma constitucional, julgue o item.

Suponha‐se que a lei estabeleça, no processo de seleção, que todos os membros da carreira militar devem possuir uma determinada altura mínima. Nesse caso, de acordo com a jurisprudência do STF, essa adoção de requisitos físicos deverá observar critérios idôneos e proporcionais que guardem correlação com as atividades a serem desempenhadas pelo servidor, não sendo constitucional, por exemplo, essa exigência legal para médicos militares e capelães.

 

RESPOSTA: CERTO

COMENTÁRIOS

Súmula 683 – Supremo Tribunal Federal

O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido.

 

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

2.(CESPE – 2019 – Prefeitura de Campo Grande – MS – Procurador Municipal) Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue o item subsequente.

É permitido que menor de quatorze anos de idade trabalhe, na condição de aprendiz, em atividade compatível com o seu desenvolvimento, devendo-lhe ser garantidos o acesso e a frequência obrigatória ao ensino regular e horário especial para o exercício das atividades.

 

RESPOSTA: CERTO

 COMENTÁRIOS

ECA

Capítulo V

Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho

Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. (Vide Constituição Federal)

 

 

DIREITO DO CONSUMIDOR

3.(CESPE – 2019 – TJ-BA – Conciliador) O CDC autoriza que ação civil coletiva de responsabilidade por danos individuais sofridos — defesa de interesses individuais homogêneos — seja proposta

(A) pelo PROCON, sendo imprescindível a atuação do Ministério Público.

(B) pelos indivíduos que tenham sofrido os danos, caso em que se dispensa a atuação do Ministério Público.

(C) pelas vítimas da relação de consumo, sendo imprescindível a atuação do Ministério Público.

(D) por associações legalmente constituídas, caso em que se dispensa a atuação do Ministério Público.

(E) pela União, pelos estados, pelos municípios e pelo Distrito Federal, sendo prescindível a atuação do Ministério Público.

 

RESPOSTA: A

COMENTÁRIOS

CDC

Art. 82. Para os fins do art. 81, parágrafo único, são legitimados concorrentemente:

III – as entidades e órgãos da Administração Pública, direta ou indireta, ainda que sem personalidade jurídica, especificamente destinados à defesa dos interesses e direitos protegidos por este código;

Art. 92. O Ministério Público, se não ajuizar a ação, atuará sempre como fiscal da lei.


Criamos um canal!

Receba as postagens do Blog do Mege diretamente na palma da sua mão. Para isso, toque no botão abaixo para fazer parte do nosso canal de estudos no telegram:

Deixe um comentário