Os hipervulneráveis são aquelas pessoas que possuem uma vulnerabilidade agravada por uma condição particular, que pode ser a idade, o grau de instrução, condição social, econômica ou uma deficiência que lhe diminua a possibilidade de compreensão. São exemplos: idosos consumidores de planos de saúde; pessoas em situação de rua; pessoas presas e encarceradas, sob o poder do Estado; mulheres vítimas de violência; pessoas com deficiência.
A Defensoria Pública tem a missão de defender pessoas em situação de vulnerabilidade (custos vulnerabilis) cuja hipervulnerabilidade é reforçada, dada a situação de vulnerabilidade qualificada. O inciso XI do art. 4.° da LONDP, quanto aos grupos sociais vulneráveis, é um exemplo claro:
Art. 4º São funções institucionais da Defensoria Pública, dentre outras:
XI – “exercer a defesa dos interesses individuais e coletivos da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa portadora de necessidades especiais, da mulher vítima de violência doméstica e familiar e de outros grupos sociais vulneráveis que mereçam proteção especial do Estado”.
Em relação ao tema do Direito do Consumidor, o STJ já utilizou o termo hipervulnerabilidade nos autos do REsp n. 1.329.556/SP. Ademais, o termo também foi utilizado pela Corte Cidadã quanto ao tema da assistência à saúde e à tutela dos direitos indígenas, nos autos do REsp 1.064.009/SC.
Você também gostará de ler:
Olá megeanos(as)! Neste post de hoje trabalhares questões com gabarito comentado de Processo Civil para…
Olá megeanos(as)! Apresentamos este material para facilitar o estudo pro ENAM com o teor das…
Olá megeanos(as)! Vamos realizar questões de humanística, o tópico de hoje é quase certo em…
Olá megeanos(as)! Foi publicado o tão esperado edital do concurso para Promotor de Justiça do…
Olá megeanos(as)! Hoje abordaremos questões Direito Constitucional focadas para o ENAM, abordando um dos temas…
Olá megeanos(as)! A prova objetiva do TJSC foi aplicada dia 27/04/2025. Assim que tivemos acesso…
This website uses cookies.
View Comments