Os hipervulneráveis são aquelas pessoas que possuem uma vulnerabilidade agravada por uma condição particular, que pode ser a idade, o grau de instrução, condição social, econômica ou uma deficiência que lhe diminua a possibilidade de compreensão. São exemplos: idosos consumidores de planos de saúde; pessoas em situação de rua; pessoas presas e encarceradas, sob o poder do Estado; mulheres vítimas de violência; pessoas com deficiência.
A Defensoria Pública tem a missão de defender pessoas em situação de vulnerabilidade (custos vulnerabilis) cuja hipervulnerabilidade é reforçada, dada a situação de vulnerabilidade qualificada. O inciso XI do art. 4.° da LONDP, quanto aos grupos sociais vulneráveis, é um exemplo claro:
Art. 4º São funções institucionais da Defensoria Pública, dentre outras:
XI – “exercer a defesa dos interesses individuais e coletivos da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa portadora de necessidades especiais, da mulher vítima de violência doméstica e familiar e de outros grupos sociais vulneráveis que mereçam proteção especial do Estado”.
Em relação ao tema do Direito do Consumidor, o STJ já utilizou o termo hipervulnerabilidade nos autos do REsp n. 1.329.556/SP. Ademais, o termo também foi utilizado pela Corte Cidadã quanto ao tema da assistência à saúde e à tutela dos direitos indígenas, nos autos do REsp 1.064.009/SC.
Você também gostará de ler:
Olá megeanos(as)! Se você sonha com o distintivo de Delegado de Polícia, saiba que sua…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito Difusos abordando…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito Civil abordando…
Olá megeanos(as)! Neste material gratuito da Rodada 1 para o concurso da PCCE, você encontrará…
Olá megeanos(as)! O regulamento do concurso para Defensor Público do Estado de Mato Grosso (DPEMT)…
Olá megeanos(as)! O Mege apresenta este material para facilitar o estudo do teor das súmulas…
This website uses cookies.
View Comments