Olá megeanos(as)!
O concurso para Procurador Federal (PGF) está muito próximo de ter o edital publicado, a previsão de lançamento seria para o mês de novembro deste ano. A banca do certame possivelmente será a Cebraspe. Vale lembrar que já há disponibilidade orçamentária para realização do novo concurso de Procurar Federal, segundo a AGU, serão destinadas 100 vagas para o cargo de Procurador Federal de 2ª categoria.
Para ingressar na carreira de Procurador Federal é necessário ser bacharel em Direito, estar regularmente inscrito como advogado na Ordem dos Advogados do Brasil e contar, na data de inscrição definitiva, com dois anos de prática forense.
O último concurs da PGF foi realizado em 2013, sendo a banca organizadora: CEBRASPE. 535 candidatos foram aprovados no certame, vale ressaltar que todos foram nomeados.
A prova objetiva e as provas discursivas foram realizadas nas capitais dos Estados e no Distrito Federal, em dias sucessivos.
A prova objetiva teve duração total de 5 horas, com 200 questões. Os candidatos deveriam valorar cada item como “certo” ou “errado”.
A prova foi distribuída em 2 grupos, com 100 itens cada:
Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Econômico e Financeiro, Direito Tributário Legislação sobre Ensino Legislação sobre Seguridade Social.
Direito Agrário, Direito Ambiental, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, Direito Internacional Público Direito Penal e Processual Penal Direito Processual Civil.
Para ser considerado aprovado na próxima fase, o candidato deveria atingir 50% de aproveitamento em cada grupo de disciplinas e com nota mínima de 120 pontos no total da prova.
As provas discursivas foram aplicadas nos turnos matutino e vespertino, com duração de 4h:30 cada com as seguinte composições:
a) prova discursiva P2 – um parecer e três questões, podendo ser em até 150 linhas o parecer e em até 30 linhas cada resposta às questões, acerca das matérias constantes do Grupo I da prova objetiva;
b) prova discursiva P3 – uma peça judicial e três questões, podendo ser em até 150 linhas a peça e em até 30 linhas cada resposta às questões, acerca das matérias constantes dos Grupos I e II da prova objetiva.
Para ser aprovado nas provas discursivas, o candidato deveria atingir o aproveitamento de 50% em cada prova e a nota mínima de 120 pontos no somatório das duas provas discursivas.
A prova oral ocorreu exclusivamente em Brasília, no Distrito Federal. A prova oral consistiu na arguição em sessão pública, dos candidatos aprovados na prova discursiva.
Os candidatos foram avaliados em quatro disciplinas: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Processual Civil e Direito Tributário.
Cada prova teve duração máxima de 20 minutos. Os candidatos receberam notas de cada examinador, de até 100 pontos. A nota finam seria apurada mediante a média aritmética entre as pontuações atribuídas. Para ser aprovado, o candidato deveria alcançar a média mínima de 50 pontos.
Você também gostará de ler:
Siga-nos no Instagram:@cursomege
Para ver todos nossos cursos, acesse nossa loja
Entre em nosso: Canal do Telegram
Canal do Youtube: @CursoMege
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Processo Civil abordando…
Olá megeanos(as)! Se você sonha com o distintivo de Delegado de Polícia, saiba que sua…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito Difusos abordando…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito Civil abordando…
Olá megeanos(as)! Neste material gratuito da Rodada 1 para o concurso da PCCE, você encontrará…
Olá megeanos(as)! O regulamento do concurso para Defensor Público do Estado de Mato Grosso (DPEMT)…
This website uses cookies.
View Comments