Olá megeanos(as)!
O tema Licitação é ponto de indispensável conhecimento para toda e qualquer prova em que se cobre Direito Administrativo, com questões focadas em texto de lei, ainda mais acerca da nova lei de licitações (14.133/2021) que será amplamente cobrada nos próximos concursos públicos.
Como sabido, em 01 de abril de 2021, publicou-se a Nova Lei Geral de Licitações e Contratações Administrativas, a Lei Federal nº 14.133/2021, que substituirá e unificará os regimes das Leis Federais nsº 8.666/1993 (Anterior Lei Geral de Licitações e Contratos), 10.520/2002 (Lei do Pregão) e 12.462/2011 (Lei do Regime Diferenciado de Contratação – RDC).
Ocorre que, como vocês já devem ter notícia, tencionando promover uma transição menos dramática entre esses regimes jurídicos, notadamente a fim de permitir que a Administração Pública e os agentes econômicos se adequem às novas exigências e procedimentos, a Nova Lei estabeleceu que, por 02 (dois) anos, contados de sua entrada em vigor, a Administração poderá optar entre realizar licitações e celebrar contratos segundo o (disperso) antigo regime ou sob a disciplina da novel Lei Federal nº 14.133/2021, sem possibilidade, todavia, de combinação ou mistura entre o novo e o velho.
Dessa forma, caros alunos, por pelo menos 02 (dois) anos [nada impede que ulterior lei prolongue esse regime de transição por mais algum tempo], teremos que conhecer tanto o regime antigo quanto o novo, focando em suas diferenças e atentando para não cair nas pegadinhas que, é claro, despencarão nas futuras provas de concurso.
Vale mencionar, contudo, que toda a “Seção III do Capítulo IV da Lei Federal nº 8.666/1993 – Dos Crimes e das Penas” já se encontra permanentemente revogada pela Lei Federal nº 14.133/2021, a qual, em seu Capítulo II-B do Título V, trouxe nova e integral disciplina para os “Crimes em Licitações e Contratos Administrativos”, inclusive inovando ao deslocar e incorporar esses dispositivos no Código Penal (arts. 337-E a 337-P).
Bem, a fim de assegurar o conhecimento de ambos os regimes (velho e novo) e evitar as naturais confusões que surgirão da possibilidade de aplicação de um ou de outro por 02 (dois) anos, propomos que eles sejam estudados separadamente, em materiais autônomos:
Acreditamos que essa sistemática de estudo lhes permitirão enxergar os diferentes regimes de forma autônoma, promovendo na cabeça de vocês uma divisão clara entre o novo e o velho, facilitando, em especial, o destaque das distinções.
Por fim, de modo a evitar uma leitura repetitiva e truncada, a Lei Federal nº 14.133/2021 – Nova Lei Geral de Licitações e Contratações será também chamada neste material de “Nova Lei Geral”, “Nova Lei” ou simplesmente “Lei”.
BAIXE O MATERIAL COMENTADO DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES
Nossa missão é fornecer conteúdo de qualidade para fortalecer a sua jornada de aprendizado.
Contem conosco!
Você também gostará de ler:
Olá megeanos(as)! Se você sonha com o distintivo de Delegado de Polícia, saiba que sua…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito Difusos abordando…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito Civil abordando…
Olá megeanos(as)! Neste material gratuito da Rodada 1 para o concurso da PCCE, você encontrará…
Olá megeanos(as)! O regulamento do concurso para Defensor Público do Estado de Mato Grosso (DPEMT)…
Olá megeanos(as)! O Mege apresenta este material para facilitar o estudo do teor das súmulas…
This website uses cookies.
View Comments