Olá megeano(as)!
Trataremos sobre a importância do estudo acerca dos estudos de humanística, agora cobrado desde a prova objetiva, entendendo sua cobrança e importância nos estudos para concursos de magistratura. Vem conosco!
A fim de modernizar o concurso para o ingresso na magistratura nacional, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Resolução nº 423/2021, que promoveu importantes alterações na Resolução nº 75/2009, passando a exigir as disciplinas de Noções Gerais de Direito e Formação Humanística desde a prova objetiva do concurso e, ainda, incluindo novas disciplinas dentro dessa temática.
Segundo o CNJ, a inclusão de novos conteúdos se deu considerando a unicidade do Poder Judiciário, a exigir a implementação de diretrizes nacionais para nortear a atuação institucional de seus órgãos, e considerando que a regulamentação de concursos públicos pelo Conselho se deu por meio da Resolução nº 75/2009, já tendo transcorrido mais de 10 anos desde então, o que evidenciou a necessidade de atualização à luz das transformações sociais e tecnológicas ocorridas.
Também foi determinante para a inclusão dos novos conteúdos o advento do CPC de 2015, que funde em seu bojo elementos provenientes da Civil e da Common Law, incluindo-se o fomento à resolução consensual dos conflitos e à vinculação aos precedentes, a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei nº 4.657/1942) e as alterações dadas pela Lei nº 13.655/2018.
Consagrando o pragmatismo e seus alicerces: contextualismo e consequencialismo, a transformação tecnológica do Poder Judiciário, concretizada em uma série de resoluções do egrégio Conselho, a exemplo das Resolução CNJ nº 335/2020 (PDPJBr), Resolução CNJ nº 337/2020 (Videoconferência no Poder Judiciário), Resolução CNJ nº 345/2020 (Juízo 100% Digital), Resolução CNJ nº 354/2020 (Cumprimento digital de ato processual), Resolução nº 358/2020 (ODRs), Resolução nº 372/2021 (Balcão Virtual) e Resolução nº 385/2021 (Núcleos de Justiça 4.0).
As disciplinas cobradas são as seguintes:
O CNJ também considerou a crescente interdisciplinariedade que é exigida dos magistrados na atuação jurisdicional no momento da inclusão dos novos conteúdos a serem cobrados já daqueles que pleiteiam figurar nos quadros da magistratura nacional.
Vale lembrar que o Mege atua na preparação específica em humanística desde o início de nossas atividades, o que nos permitiu ganhar ampla notoriedade no trato com a disciplina em provas de 2ª fase e orais de concursos de magistratura. Especialmente no que tange ao aprofundamento e adaptações específicas de cada concurso.
É importante mencionar este fato para que possam compreender que o estudo, neste momento, será voltado prioritariamente para o perfil esperado de cobranças em provas objetivas, o que será a grande novidade dos próximos certames. Logo, dentro de nossa estratégia global de estudo, continuaremos com a mentalidade de incentivar um maior aprofundamento aos temas mais complexos de bancas específicas nos cenários de estudo direcionado para 2ª fase, tendo em vista que o trato da matéria pode exigir abordagens diversas a depender do TJ analisado e examinador destacado na matéria.
A turma de humanística específica para o TJSC 2022, sob a coordenação do professor Rosângelo Miranda, visa apresentar o aprofundamento necessário para a 2ª fase do concursos através de materiais, videoaulas e participação colaborativa de todos os inscritos na turma.
ROSÂNGELO MIRANDA (HUMANÍSTICA) – Promotor de Justiça no Estado de Minas Gerais. Pós-Doutor em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC-SP. Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC -SP. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade de Campinas – PUCCAMP. Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Ex-Examinador em concursos públicos para Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais. Autor de livros jurídicos, conferencista e membro de Minas Gerais.do Conselho Editorial da revista DE JURE publicada pelo Ministério Público do Estado.
Você também gostará de ler:
Siga-nos no Instagram:@cursomege
Para ver todos nossos cursos, acesse nossa loja
Entre em nosso: Canal do Telegram
Canal do Youtube: @CursoMege
Olá megeanos(as)! Se você sonha com o distintivo de Delegado de Polícia, saiba que sua…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito Difusos abordando…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito Civil abordando…
Olá megeanos(as)! Neste material gratuito da Rodada 1 para o concurso da PCCE, você encontrará…
Olá megeanos(as)! O regulamento do concurso para Defensor Público do Estado de Mato Grosso (DPEMT)…
Olá megeanos(as)! O Mege apresenta este material para facilitar o estudo do teor das súmulas…
This website uses cookies.
View Comments
Agradeço imensamente por disponibilizar esse material.