7 filmes jurídicos para aliviar sua rotina de Estudos

É importante aliviar um pouquinho na rotina dos estudos e nada melhor que assistir aqueles filmes jurídicos que seu professor de faculdade cansou de citar, segue algumas dicas para você aproveitar, descansar a mente, assistir um bom filme e sem esquecer temáticas jurídicas em que você tanto estuda. Som, luz, câmera.. Ação! Aproveite o feriado e venha conosco!

1. O Juiz –  Drama/Comédia dramática – 2h e 21m de duração

Trata-se de um filme bem avaliado e interessante, mesclando o drama de um julgamento e de uma relação familiar conturbada, sendo estrelado por Robert Downey Jr. fazendo o papel de Halk Palmer, um advogado de sucesso tem de voltar a cidade natal para o velório de sua mãe, em que na qual não via há muito tempo.

Não sendo bem recebido por sua família, ocorre que seu pai, um juiz da cidade é o maior suspeito pela polícia pela morte de um homem que o condenou há vinte anos atrás, logo, Hank decide ficar por mais um tempo na cidade, mesmo com todas diferenças entre ele e seu pai, ele se dedica ao caso, mas os dois não conseguem conviver amigavelmente e a possibilidade de condenação aumenta a cada revelação.

Filmes jurídicos

  • Onde assistir: Amazon Prime Video

2. 12 homens e uma sentença – Drama – 1h e 35min de duração

Se você gosta de clássicos, esse é uma bela pedida. O filme gira em torno de um julgamento, onde um jovem é acusado de ter matado seu próprio pai. Logo, 12 jurados se reúnem para decidir a sentença, com a orientação de que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário. Onze deles, cada um com sua razão, votam pela condenação.

Henry Fonda faz o papel do único que acredita na inocência do garoto. Enquanto ele tenta convencer os outros a repensarem a sentença, o filme vai revelando sobre cada um dos jurados, mostrando as convicções pessoais que os levaram a considerar o garoto culpado e fazendo com que examinem seus próprios preconceitos.

filmes jurídicos

  • Onde assistir: Amazon Prime Video e Apple TV
3. Justiça para todos – Drama – 2 horas de duração
É um drama com tons de sátira em que um advogado idealista, Arthur Kirkland (Al Pacino), é contratado para defender um juiz acusado de estupro e com quem já se desentendeu no passado. As revelações que surgem durante o julgamento, fazem com que Kirkland reflita sobre sua profissão e próprio papel da Justiça. Trata bastante sobre Ética e Moral dentro do Direito. O filme inclusive rendeu a Al Pacino uma indicação ao Oscar de 1980 de melhor ator.

filmes jurídicos
  • Onde assistir: Apple TV
4. Roman J. Israel, Esq. – Drama – 2h 3min de duração
Trata-se de um advogado ativista, Roman J. Israel (Denzel Washington) que passa anos trabalhando com um amigo em prol de seu ativismo por igualdade de tratamento e julgamento, com a morte do amigo o mesmo se vê diante da realidade, Roman passa a questionar seus ideais com dilemas internos e suas convicções, fazendo com que ele vá contra os mesmo, praticando tudo o que ele viveu lutando contra. Traz a tona a realidade de um mundo jurídico crasso, trazendo o questionamento acerca do papel do ativismo, cujo pudor contrasta com as altas cifras envolvidas, ainda que isso confronte as entrelinhas da constituição.

Filmes jurídicos
  • Onde assistir: Netflix
5. O mauritano – Drama/Biografia – 2h 10min de duração
Capturado pelo governo dos Estados Unidos, Mohamedou Ould Slahi (Tahar Rahim) sobrevive na prisão de Guantánamo, onde está há mais de uma década sem acusações ou julgamento. Junto com sua advogada, Nancy Hollander (Jodie Foster) e sua associada Teri Duncan (Shailene Woodley), enfrentará todos os obstáculos na busca desesperada por justiça, revelando verdades chocantes e, em última instância, prova que o espírito humano não pode ser preso.

Filmes jurídicos
  • Onde assistir: Telecine (streaming), Globoplay e Apple TV
6. Dark waters – O preço da verdade – Drama/Biografia – 2h 08 min de duração
Robert Bilott (Mark Ruffalo) é um advogado de defesa corporativo que ganhou prestígio trabalhando em casos de grandes empresas de químicos. Quando um fazendeiro chama sua atenção para mortes de gado que podem estar ligadas ao lixo tóxico de uma grande corporação, ele embarca em uma luta pela verdade, em um processo judicial que dura anos e põe em risco sua carreira, sua família e seu futuro.

Filmes jurídicos
  • Onde assistir: Apple TV e Amazon Prime Video
7. Suprema – Drama/Biografia – 2h 1min de duração
Ruth Bader Ginsburg (Felicity Jones) se formou em direito nas instituições mais prestigiosas do país: Harvard e Columbia, sempre como primeira aluna de sua turma. Mesmo assim, ela enfrentou o machismo dos anos 1950 e 1960 quando tentou encontrar emprego, sendo recusada pelos principais escritórios de advocacia. Ela se especializou em direito relacionado ao gênero, decidindo atacar o Estado norte-americano para derrubar centenas de leis que permitem a discriminação às mulheres.

Filmes Jurídicos
  • Onde assistir: Amazon Prime Video

4 comentários em “7 filmes jurídicos para aliviar sua rotina de Estudos”

Deixe um comentário