Foi publicado o edital do terceiro Exame Nacional da Magistratura (ENAM – 2025.1). A banca responsável como já era sabido, é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O exame destina-se à habilitação de bacharéis em Direito com interesse em participar de concursos da magistratura promovidos pelos tribunais regionais federais, tribunais do trabalho, tribunais militares e tribunais dos estados e do Distrito Federal e dos territórios.
Nas edições 1 e 2 do ENAM, 7133 aprovados estudaram ao nosso lado (com destaque para a última edição, com 3379: 71% da lista final).
Lançaremos hoje a turma de reta final pós-edital para o ENAM 2025.1. Inclusive, aguardamos todos vocês no YouTube do Mege (hoje às 19h) com todos os detalhes dessa turma incrível!
REQUISITOS:
São requisitos para participar do Exame Nacional da Magistratura – ENAM:
a) ter nacionalidade brasileira (nata ou naturalizada), ou naturalidade portuguesa amparada pelo Decreto n. 70.391/1972;
b) ter concluído o curso de graduação em Direito, em instituição pública ou particular reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, até o último dia de inscrição;
c) estar quite com o serviço militar, no caso de pessoa do sexo masculino;
d) estar quite com as obrigações eleitorais
INSCRIÇÃO:
As inscrições para o Exame Nacional da Magistratura – ENAM estarão abertas no período de 14 de fevereiro a 17 de março de 2025.
Para efetuar sua inscrição, a pessoa interessada deverá acessar, via Internet, o sítio eletrônico: https://conhecimento.fgv.br/exames/enam/3exame
O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00 (cento e vinte reais).
2 A isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada no período entre às 16h do dia 14 de fevereiro de 2025 e às 16h do dia 24 de fevereiro de 2025, horário oficial de Brasília/DF, no momento da inscrição no sítio eletrônico https://conhecimento.fgv.br/exames/enam/3exame, devendo a pessoa examinanda, obrigatoriamente, indicar o Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo Cadastro Único para Programas do Governo Federal, e enviar (upload) imagem legível dos documentos comprobatórios de sua condição de hipossuficiência econômica:
a) comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
b) declaração legível e assinatura de ser membro de família cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo, nos termos da regulamentação do Governo Federal
para o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, legível e assinada, ou cuja renda familiar seja igual ou inferior ao limite de isenção do imposto de renda de pessoa física (conforme Anexo III).
PROVA:
A prova, de caráter exclusivamente eliminatório, será realizada na data provável de 18 de maio de 2025, com duração de 5h, das 13h às 18h, segundo o horário oficial de Brasília/DF.
O exame será realizado nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Vitória/ES e Teresina/PI, de acordo com o local em que a pessoa examinanda se inscrever.
A prova será composta por 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 5 (cinco) alternativas e apenas uma resposta correta.
O quadro a seguir apresenta os ramos de conhecimento e o número de questões da prova:
DISCIPLINAS | QUESTÕES |
Direito Constitucional (podendo ser incluídas questões de Direito Constitucional do Trabalho, Direito Constitucional Tributário e Normas Constitucionais de Processo Penal) | 16 |
Direito Administrativo | 10 |
Noções Gerais de Direito e Formação Humanística | 6 |
Direitos Humanos | 6 |
Direito Processual Civil | 12 |
Direito Civil | 12 |
Direito Empresarial | 6 |
Direito Penal | 12 |
TOTAL | 80 |
Será considerada habilitada a pessoa examinanda que obtiver, no mínimo, 56 acertos nas questões (correspondentes a 70% do total) do conjunto dos ramos de conhecimento e, no caso de pessoa examinanda autodeclarada negra, indígena ou com deficiência, no mínimo, 40 acertos nas questões (correspondentes a 50% do total).
O gabarito oficial preliminar da prova será publicado na Internet, nos sítios eletrônicos https://conhecimento.fgv.br/exames/enam/3exame e https://enfam.jus.br/enam, na data provável de 20 de maio de 2025.
PREPARE-SE PARA O ENAM!
Nossos alunos somaram 7133 aprovações nas duas primeiras edições do ENAM. Com destaque para 3379 aprovados no ENAM 2024.2: 71% da lista final.
Chegou a sua vez!
INFORMAÇÕES BÁSICAS (pilares da melhor preparação)
A turma do ENAM (pós-edital) será desenvolvida através de materiais em formato direcionado para cada item do edital (com o devido aprofundamento para melhor estratégia de estudo aplicada ao tempo disponível até a data da prova).
Tudo elaborado por nosso corpo docente líder em aprovações para magistratura estadual desde 2015 (2.354 aprovações em 25 TJ`s e todos os TRF`s do país).
Sugestões de leitura:
Olá megeanos(as)! Se você sonha com o distintivo de Delegado de Polícia, saiba que sua…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito Difusos abordando…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito Civil abordando…
Olá megeanos(as)! Neste material gratuito da Rodada 1 para o concurso da PCCE, você encontrará…
Olá megeanos(as)! O regulamento do concurso para Defensor Público do Estado de Mato Grosso (DPEMT)…
Olá megeanos(as)! O Mege apresenta este material para facilitar o estudo do teor das súmulas…
This website uses cookies.