Categories: Dicas de estudo

Aprenda a fazer um recurso para o ENAM. Veja nossa sugestão de modelo

Olá megeanos(as)!

Neste post, vamos apresentar estratégias eficazes de como abordar os recursos e como recorrer de forma assertiva, garantindo que suas argumentações sejam compreendidas pela banca examinadora. Lembre-se: se uma questão for anulada, isso beneficia todos os candidatos, independentemente de terem recorrido ou não. Portanto, este é o momento de unir forças e lutar por uma avaliação justa.

Atenção para os detalhes: ao entrar com um recurso, seja objetivo e focado na anulação de questões, e não apenas na alteração de alternativas. Afinal, cada recurso bem fundamentado pode fazer a diferença na sua pontuação final.

Veja o modelo de recurso abaixo e siga as orientações para melhorar suas chances de sucesso na revisão do seu desempenho no ENAM 2025.

SOBRE COMO RECORRER (SUGESTÃO DE MODELO)

Antes de apresentarmos, é importante destacar que qualquer questão ANULADA beneficiará a todos (segundo o edital do ENAM). Então, este é um momento de união:

  • Se a análise do recurso resultar em anulação de questão ou de quesito integrante de prova, a pontuação correspondente a essa questão ou quesito será atribuída a todas as examinandas e a todos os examinandos, independentemente de terem recorrido.
  • Eventual retificação de erro material no gabarito oficial preliminar, como a troca de alternativa correta, não importa anulação de questão, cuja resposta retificada será Página 16 de 36 considerada para todas as pessoas examinandas, independentemente de terem recorrido.
  • Após a análise dos recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva, a Banca Examinadora da FGV poderá manter ou alterar o resultado divulgado.
  • Em nossas sugestões sobre questões passíveis de revisão, defendemos algumas visões que fazem sentido neste momento:
    1. A mentalidade de abordagem recursal é ampla (recorram do que for possível);
    2. Os candidatos devem apresentar um ataque simultâneo, o máximo de recursos que puderem (sem copiar e colar recursos uns dos outros);
    3. Foco em anular (e não em alterar alternativa – essa opção deve ser secundária);
    4. Sejam objetivos (facilitem a vida do revisor para compreensão do problema apresentado).

Veja o modelo abaixo:

MODELO DE RECURSO

Egrégia Banca Examinadora.

O presente candidato vem, respeitosamente, pleitear a anulação da questão de nº X do Exame Nacional da Magistratura, pelas razões que passa a justificar.

A alternativa I da referida questão não expressa o posicionamento do Supremo Tribunal Federal a respeito do tema, isso porque, embora, de fato, a Corte tenha reconhecido a repercussão geral da matéria atinente à possibilidade de execução imediata de pena aplicada pelo Tribunal do Júri (Tema 1068), a decisão faz referência a penas fixadas acima de quinze anos, em decorrência de condenação pelo tribunal do júri, conforme destaque abaixo:

Decisão: “Após o voto-vista do Ministro André Mendonça, que acompanhava integralmente o eminente Relator, no sentido de conhecer do recurso extraordinário e dar-lhe provimento, para negar provimento ao recurso ordinário em habeas corpus, anuindo à tese de julgamento fixada: “A soberania dos veredictos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução de condenação imposta pelo corpo de jurados, independentemente do total da pena aplicada”; e do voto do Ministro Edson Fachin, que divergia do Relator e do Ministro Gilmar Mendes, para o fim de reconhecer como ainda constitucional a execução imediata prevista em lei infraconstitucional das penas fixadas acima de quinze anos, em decorrência de condenação pelo tribunal do júri, e no caso concreto, com fundamento diverso do eminente Relator, dava provimento ao recurso para determinar a prisão do recorrido, uma vez que na hipótese a pena em concreto foi quantificada em 26 (vinte e seis) anos e 8 (oito) meses de reclusão, o processo foi destacado”.

Link para acesso: https://portal.stf.jus.br/jurisprudenciaRepercussao/verAndamentoProcesso.asp?incidente=5776893&numeroProcesso=1235340&classeProcesso=RE&numeroTema=1068

Deste modo, a questão padece de vício ao estabelecer uma interpretação ampliativa do pensamento da Corte, que desconfigura a real essência do decidido em sede de repercussão geral, fazendo surgir a necessidade de que o item da questão seja considerado errado.

Diante da inconsistência do gabarito apresentado pela banca, requer o candidato o recebimento e deferimento do presente recurso, para o fim de considerada como nula a questão de nº 16 do mencionado Exame.

 

Sugestões de leitura:

 

mege

Recent Posts

ENAM 2025.1: Prova comentada pela Equipe Mege. Conforme gabarito preliminar oficial.

Olá megeanos(as)! A prova tão aguardada prova do ENAM 2025.1 foi aplicada dia 18/05/2025. Em…

4 horas ago

Noções gerais de Direito do Consumidor versão resumida de estudo

Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito do Consumidor…

2 dias ago

ENAM 2025.1: Prepare-se para o exame com questões de Processo Civil com Gabarito Comentado

Olá megeanos(as)! Neste post de hoje trabalhares questões com gabarito comentado de Processo Civil para…

1 semana ago

ENAM: Súmulas de Direito Constitucional do STF de 2025 separadas por assunto

Olá megeanos(as)! Apresentamos este material para facilitar o estudo pro ENAM com o teor das…

2 semanas ago

ENAM 2025.1: Prepare-se para o exame com questões de Humanística com Gabarito Comentado

Olá megeanos(as)! Vamos realizar questões de humanística, o tópico de hoje é quase certo em…

2 semanas ago

MPMA: edital para promotor publicado! Remuneração inicial acima de R$ 32 mil

Olá megeanos(as)! Foi publicado o tão esperado edital do concurso para Promotor de Justiça do…

2 semanas ago

This website uses cookies.