Na live anterior, a professora Bárbara Saraiva falou como potencializar o seu estudo de lei seca para concurso público. Clique aqui para conferir.
O professor Rafael Maia iniciou a live respondendo uma das perguntas que mais recebe: Afinal, é possível estudar para mais de uma carreira? Sim. É possível quando se fala em concursos com disciplinas em comum, contudo, é importante ter o seu foco principal. Por exemplo, daria para conciliar o estudo para a carreira de Magistratura, Ministério Público e Defensoria, mas você teria que definir qual das três carreiras seria o seu foco principal.
Clique aqui para baixar a Rodada Mege em Processo Civil.
Vamos direto ao assunto. Segundo Rafael Maia, são 4 os pilares para aprovação em carreiras jurídicas: Doutrina, Lei Seca, Jurisprudência e Questões.
1º PILAR: DOUTRINA
Independentemente do concurso que você fizer, tem que saber doutrina básica. Hoje em dia as bancas não procuram se aprofundar tanto, estão buscando que você saiba um mar de conteúdos diferentes.
É importante ter um material conciso, pois, tão importante quanto ler o seu material, é revisá-lo. Quanto mais você revisa, mais você fixa na sua memória, e com um livro muito extenso não seria possível fazer as revisões em pouco tempo. Inclusive, o professor deixa claro que estudou dessa forma.
Os editais estão cada vez maiores, exigindo uma quantidade cada vez maior de assuntos diferentes, então não dá tempo de se aprofundar demais, sendo importante revisar bastante. Você deve se preocupar primeiro com o “arroz e feijão”.
2º PILAR: LEI SECA
A Lei seca é o assunto mais cobrado, independentemente da prova. Então consideramos o pilar mais importante.
Muitos candidatos vão para a prova da CEBRASPE estudando muita jurisprudência, mas tem que tomar cuidado com isso. O professor fez uma análise interessante, pegue a última prova objetiva da banca CEBRASPE do concurso de Magistratura do TJ-PA (aquela prova que teve que ser cancelada), agora dê uma olhada na prova de Direito Civil, que foi a primeira disciplina da prova, de 10 questões, 8 precisavam apenas da lei seca para conseguir responder. Então fique ligado nisso e não vacila não. 😉
3º PILAR: JURISPRUDÊNCIA
Antigamente, a banca que mais cobrava jurisprudência era a CEBRASPE. Hoje em dia, as outras bancas têm cobrado mesmo. Quando falamos sobre jurisprudência, mesclamos informativos com entendimentos sumulados. Agora vamos ver o seguinte exemplo: na prova do concurso de Magistratura do TJ-AL, aplicada pela FCC, em relação a disciplina de Direito Constitucional, de 8 questões, várias exigiram jurisprudência.
Sobre súmula, seja que prova for, vão cobrar. Mais na frente os alunos da maratona vão receber um material de súmulas, então é importante que leiam e releiam.
4º PILAR: QUESTÕES
É importante fazer muitos simulados, muitas questões, pois é o termômetro dos seus estudos. Se você está estudando da maneira correta, você tende a acertar uma quantidade boa de questões, então assim você pode analisar a sua evolução, e verificar qual dos pilares você precisa focar mais.
Agora que você já sabe os 4 pilares, e a importância de cada um deles, continue conosco nessa maratona e bons estudos, rumo a aprovação.
Seguiremos ao seu lado 💙
Fique em casa e conte com nosso total apoio!!
Olá megeanos(as)! Neste post de hoje trabalhares questões com gabarito comentado de Processo Civil para…
Olá megeanos(as)! Apresentamos este material para facilitar o estudo pro ENAM com o teor das…
Olá megeanos(as)! Vamos realizar questões de humanística, o tópico de hoje é quase certo em…
Olá megeanos(as)! Foi publicado o tão esperado edital do concurso para Promotor de Justiça do…
Olá megeanos(as)! Hoje abordaremos questões Direito Constitucional focadas para o ENAM, abordando um dos temas…
Olá megeanos(as)! A prova objetiva do TJSC foi aplicada dia 27/04/2025. Assim que tivemos acesso…
This website uses cookies.
View Comments