Quando resolvemos estudar para concurso público, inúmeras são as dúvidas que surgem. E uma delas, com certeza, é a questão do tempo.
“Quantas horas preciso estudar por dia?” e “será que o tempo que tenho disponível é suficiente?” são algumas das perguntas que atormentam os concurseiros.
No entanto, mais importante do que a quantidade de horas que você dedica aos estudos é a forma como você aproveita esse tempo.
Engana-se quem pensa que só tem dificuldade com o fator “tempo” aqueles que conciliam os estudos com o trabalho ou com alguma outra atividade. Muitas vezes, aqueles que têm o dia todo disponível para estudar acabam se perdendo por não saberem aproveitar corretamente o tempo disponível.
Por isso, é o bom aproveitamento do tempo disponível que, sem dúvida alguma, será um fator determinante para a sua aprovação.
E como aproveitar bem o tempo disponível para os estudos?
Bem, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a como estudar para concurso:
O primeiro passo é definir em que carreira focar. Não adianta atirar para todo lado: é preciso ter foco no objetivo a ser alcançado.
O concurso de cada carreira jurídica exige o estudo de disciplinas diferentes. Se você não tem um foco específico, terá de incluir uma quantidade bem maior de disciplinas na sua rotina de estudos, o que implicará, fatalmente, em menos tempo destinado a cada uma delas, individualmente consideradas.
Isso não significa que você não possa fazer concursos de outras carreiras similares. Você pode, por exemplo, estudar para magistratura estadual e também fazer provas de Ministério Público Estadual e de Defensoria Pública Estadual, que cobram, em regra, conteúdos muito semelhantes. No entanto, o ideal é que você direcione a sua preparação para algum lugar, acrescentando, eventualmente, alguma disciplina extra numa reta final.
Vejo muitos concurseiros perdendo um tempo precioso saltando de material em material. Esse troca-troca de materiais, além de te fazer perder um tempo precioso, prejudica a continuidade dos seus estudos, a sua memória fotográfica e o seu processo de revisão.
Por isso, você deve selecionar um bom material e seguir com ele até o fim. Avalie com cuidado as várias opções disponíveis no mercado, tendo a consciência de que nenhuma delas será 100% completa, pois você sempre poderá encontrar alguma questão de prova por aí cuja resposta não esteja no seu material. Isso, entretanto, não é justificativa para substituí-lo. Em vez de trocar de material, acrescente a informação faltante no material que você já tem.
É claro que, numa reta final para um concurso que necessite de um direcionamento maior, você pode adquirir um material mais específico. Isso, entretanto, deve ser feito de maneira pontual e sem o abandono do seu material de estudo base.
Escolhida a carreira em que irá focar e o material de estudo base, é hora de elaborar um planejamento de estudos.
Organização é fundamental para o bom aproveitamento do tempo. Quem estuda de forma desorganizada acaba se perdendo e não utilizando as preciosas horas de estudo da maneira como deveria.
É sempre bom pontuar que esse planejamento deve ser realista, ou seja, possível de ser cumprido considerando a sua realidade de vida.
Lembre-se de que metas não cumpridas causam frustração e podem acabar contribuindo pra que você desanime no decorrer da trajetória.
Esse negócio de “eu começo a estudar assim que acordar” ou “vou estudar 4 horas por dia, no horário em que eu estiver livre”, em regra, não funciona.
A maioria das pessoas precisa ter uma rotina bem definida para criar, verdadeiramente, o hábito de estudar.
Encare o horário de estudo como se fosse um horário de trabalho: não comece quando quiser, tenha um horário determinado para começar.
Quase sempre é aqui que a turma que tem o dia todo livre para estudar se perde: acha que não precisa fixar horários e acaba procrastinando o dia inteiro.
E, por fim, mas não menos importante: tenha muito cuidado com o uso excessivo do celular.
Não é que você não possa navegar nas redes sociais. Pode sim! Inclusive, as redes sociais podem ser uma excelente fonte de conteúdo, informação e motivação.
No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar e acabar deixando com que o tempo gasto na internet faça falta nos seus estudos.
O ideal é limitar o tempo de uso e tentar concentrar minimamente os momentos em que você navega nas redes (em vez de fazer isso várias vezes de forma “pingada” durante o dia, tente concentrar esses momentos para olhar mais coisas de uma vez só).
Espero que tenham gostado das dicas e sanado suas dúvidas sobre como estudar para concurso!
Um grande abraço,
Priscilla Holanda
@priscillaholanda
Olá megeanos(as)! A prova objetiva do TJSE foi aplicada dia 13/04/2025. Assim que tivemos acesso…
Olá megeanos(as)! Foi publicado o tão esperado edital do TJCE (Tribunal de Justiça do Ceará)!…
Olá megeanos(as)! O novo concurso para o cargo de Delegado da PCMA (Polícia Civil do…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito da Criança…
Olá megeanos(as)! A prova discursiva do TJRJ já foi realizada, e agora é hora de…
Olá megeanos(as)! Neste post disponibilizamos um conteúdo de resumo muito importante de Direito Empresarial abordando…
This website uses cookies.